Trabalho de mestrando em Geografia ganha prêmio nacional

30/10/2013 - 10:12  •  Atualizado 01/11/2013 18:51

Por Jorge Medina (texto e foto)

O estudante Carlos Alberto Kuster Pinheiro, do curso de pós-graduação em Geografia da Ufes, recebeu nesta quarta-feira, dia 30, o prêmio da Associação Nacional de Pós-Graduação em Geografia do Brasil (Anpege). Sua dissertação foi premiada como uma das melhores dissertações na área de Geografia Física nos últimos dois anos.

Ele (na foto com o certificado, ao lado do coordenador do Programa de Pós-graduação em Geografia Cláudio Zanotelli e da orientadora da dissertação, Cláudia Câmara) concorreu com mais de 100 dissertações entre os 53 programas existentes na área de Geografia Física no País.

Intitulado “Contribuição geográfica ao estudo das unidades de conservação sob o enfoque sistêmico: o caso do Parque Natural Municipal de Jacarenema, Vila Velha (ES)”, o trabalho estudou a unidade de conservação do Parque, localizado na Barra do Jucu, com a preocupação de investigar os componentes da paisagem geográfica, suas interações e integrações, sem ignorar a participação efetiva das atividades humanas, diretamente responsáveis pelas mudanças geossistemas e geofácies. Procurou ainda caracterizar o potencial ecológico do local, dando ênfase aos aspectos climáticos, geomorfológicos e hidrológicos, que têm contribuído significativamente para a alteração do ambiente.

“Este prêmio representa uma valorização do meu trabalho e da minha orientadora, a professora Cláudia Câmara do Vale, bem como a valorização do curso de Geografia da Ufes. Ser vencedor de um prêmio de abrangência nacional, é para orgulhar toda a classe de geógrafos capixabas. É uma conquista que enaltece o trabalho da Ufes, mas que também aumenta o seu compromisso diante a sociedade”, ressalta Carlos.

Além do certificado da Anpege o estudante recebeu um computador portátil.