Teatro Universitário: Dom Quixote, Chopin e samba entre as atrações de setembro. Confira!

31/08/2018 - 16:58  •  Atualizado 06/09/2018 13:16
Compartilhe

O Teatro Universitário apresenta, durante o mês de setembro, atrações como espetáculos teatrais, apresentação musical e mostras culturais. O Teatro ainda será palco da cerimônia de premiação Troféu Faisão de Ouro 2018.

Os ingressos podem ser adquiridos no site www.tudus.com.br ou na bilheteria do Teatro, de terça a sexta-feira, de 15 às 20 horas. Confira a programação completa:

Quixotinadas

O grupo de teatro capixaba Vira Lata adaptou o texto do autor pernambucano Silvio Roberto de Oliveira e apresenta Quixotinadas, que retrata a extraordinária figura de Dom Quixote, criada por Miguel de Cervantes, juntamente com seu fiel escudeiro Sancho Pança. Neste musical, os personagens são colocados no sertão nordestino e essa troca de cenários causa algumas confusões.

Dom Quixote e Sancho Pança, vendo-se nessa nova terra até então desconhecida para eles, passam a conhecer as tradições e culturas do povo, além de toda a injustiça causada por um grande “monstro” chamado “seca”. A dupla, então, se vê diante de figuras inusitadas e entra em uma “Cruzada Sertanhola” com todos os conflitos que esse contexto lhe proporciona.

O espetáculo traz músicas cantadas e tocadas ao vivo e tem direção geral de Cleverson Guerrera, com direção musical de Patrícia Eugênio e Grupo Vira Lata de Teatro.

Quixotinadas vai ser apresentado no sábado, 01, às 21 horas; e no domingo, 2, às 18 horas. O espetáculo tem duração de uma hora e meia e a classificação indicativa é livre.

Troféu Faisão de Ouro 2018

A cerimônia de premiação do Troféu Faisão de Ouro, conhecido como o “Oscar do Carnaval Capixaba”, homenageia, há 12 anos, os sambistas e as escolas de Samba que mais se destacaram no carnaval do Espírito Santo. Com o tema “Um espetáculo musical para celebrar o Carnaval Capixaba”, a edição de 2018 vai acontecer no dia 4, a partir das 19h30.

O tradicional evento, promovido pelo Viva Samba, vai ser realizado no período que marca o início dos trabalhos para o carnaval de 2019 e vai contar com a presença de profissionais das principais escolas de samba do estado. Os destaques da avenida foram escolhidos em voto popular e esta edição traz, pela primeira vez, um júri técnico responsável por definir premiações para diversas categorias.

Dentre os participantes do evento destacam-se o Grupo Show de Passistas e a Comissão de Frente da Mocidade Unida da Glória (MUG), que promete surpreender com coreografia inédita; e a apresentação da bateria campeã da Novo Império.

Os ingressos podem ser adquiridos somente na bilheteria do Teatro, por R$ 10,00 (antecipado) e R$ 20,00 (no dia do evento), ou diretamente com os organizadores, sem assento marcado.

Mostra Cultural – Laefa

O Programa de Extensão “Laboratório de Educação Física Adaptada (Laefa)”, localizado no Centro de Educação Física da Ufes, vai realizar no dia 5 a 2ª Mostra Cultural Laefa-Fest-Ufes com o tema “Arte, História e Diferença”. O evento acontece a partir das 18h30 e tem entrada gratuita, limitada ao número de lugares do Teatro.

Durante a Mostra, será apresentada uma peça de teatro que vai retratar acontecimentos sociais e históricos que marcaram o século XX, contando com a participação de crianças com e sem deficiência, jovens e adultos com deficiência e seus familiares.

Uma das organizadoras do Programa, a professora do Departamento de Ginástica da Ufes, Maria das Graças de Sá, explica que a peça de teatro vai usar diferentes linguagens e o movimento humano. Para ela, a presença da comunidade universitária e da sociedade é muito importante: “Além de abrilhantar o espetáculo, nos ajudará a fomentar ações que evidenciem o protagonismo dos atores sociais atendidos no programa”.

A Mostra é uma produção dos estudantes da Ufes, com participação de todos os beneficiários do projeto.

Chopin ou O Tormento Ideal

Com direção de José Possi Neto, Chopin ou o Tormento Ideal (foto) é um espetáculo consagrado ao pianista e compositor Frédéric François Chopin (1810-1849) que reúne poesia e música nas atuações de Nathalia Timberg e, ao piano, Clara Sverner, uma das maiores pianistas brasileiras, indicada ao Grammy Latino de 2011 pelo disco “Chopin por Clara Sverner”, na categoria Melhor Álbum de Música Clássica.

A montagem foi idealizada por Nathalia, que também traduziu o texto, e foca no período de 20 anos que vai desde a saída de Chopin de Varsóvia, na Polônia, até o final de sua vida, trazendo recortes textuais e cartas de pessoas que conviveram com ele, como da escritora George Sand, grande amor do compositor, entrelaçadas com declarações e poemas.

O espetáculo acontece no sábado, 15, às 21 horas, e no domingo, 16, às 18 horas, com duração de uma hora e 10 minutos e classificação indicativa de 14 anos.

Clube Big Beatles e Convidados

Dando continuidade ao projeto Sócio de Carteirinha, no qual a banda Clube Big Beatles recebe, todo mês, um grande nome da música brasileira para cantar e tocar exclusivamente clássicos dos Beatles, na quinta-feira, 20, a convidada especial será a cantora, instrumentista e compositora Fernanda Takai. Embora ainda seja vocalista da banda mineira Pato Fu, Fernanda lançou-se, em 2007, em carreira solo com boa repercussão. O show tem início às 21 horas, com classificação livre.

O Clube Big Beatles é formado por Léo Teixeira (voz e baixo); Mark Fernandez (guitarra, violão e teclado); Guto Ferrari (voz e bateria); Junior Curcio (voz, guitarra e violão); e Edu Henning (percussão e gaita) e tem 25 anos de carreira. Desde 1994 representa o Brasil no International Beatle Week, um festival que acontece na cidade de Liverpool, na Inglaterra, e é considerado o mais importante encontro musical do país e um dos mais respeitados da Europa.

O Louco e a Camisa

O Louco e a Camisa é uma comédia dramática argentina, escrita por Nelson Valente e dirigida por Elias Andreato, que conta a história de um casal de classe média baixa, interpretado por Rosi Campos e Ricardo Dantas, que recebe para jantar o futuro genro endinheirado (Guilherme Gorski). A filha (Priscilla Squeff) teme que algum contratempo atrapalhe a apresentação do noivo – em especial as reações inesperadas do irmão (Leonardo Miggiorin), que sofre de transtornos psicológicos.

Trata-se da história de uma família que se depara com preconceitos dentro da própria casa, marcada por valores distorcidos. Uma comédia familiar para rir e para chorar, que vai ser apresentada no sábado, 29, às 21 horas, e no domingo, 30, às 18 horas. Classificação indicativa de 12 anos.

 

Texto: Adriana Damasceno
Edição: Thereza Marinho