Supecc e SRI realizam seminário sobre o Dia Internacional da Cultura na Ufes

03/08/2015 - 19:33  •  Atualizado 04/08/2015 17:31

A Superintendência de Cultura e Comunicação (Supecc) e a Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da Ufes realizam nesta terça-feira, 4, o Seminário Preparatório do Dia Internacional da Cultura na Ufes. O seminário será às 15 horas, no auditório do LabPedro (e não no Cine Metrópolis, como noticiado anteriormente), onde será apresentado o calendário da atividade, que começa este mês e vai até junho de 2016.

A ideia é que, em toda última quinta-feira do mês, a Ufes tenha um dia para celebrar a cultura de um país com o qual a Universidade mantém relações de intercâmbio de estudantes ou projeto.

Na primeira edição, a ser realizada no dia 27 de agosto, o Dia Internacional da Cultura na Ufes vai contemplar Cabo Verde. O país foi escolhido pois é o lugar de onde a Ufes recebe mais estudantes e que, em 2015, comemora seus 40 anos de independência.

Programação

Entre as atividades programadas estão a apresentação do país, feita pelos próprios estrangeiros, opção de comida típica no cardápio do Restaurante Universitário e atividades culturais referentes ao país, como cinema, dança, literatura e música. A programação da Rádio Universitária e da TV Ufes também será alusiva à comemoração.

Nos próximos meses, a previsão é de que o Dia Internacional da Cultura na Ufes celebre os seguintes países: Alemanha, Angola, Cuba, Estados Unidos, França, Guiné Bissau, Itália, Peru, Portugal e Reino Unido.

O seminário é destinado aos estudantes, professores, pesquisadores com trabalhos conjuntos com países estrangeiros e também estudantes que já participaram de convênios internacionais ou intercâmbio pelo  Ciência sem Fronteiras.

“Queremos apresentar os projetos de pesquisa e de cooperação internacional que a  Universidade desenvolve, além de despertar nos alunos brasileiros o potencial de se tornarem estudantes de mobilidades”, afirma a secretária de Relações Internacionais, Jane Méri Santos.

Texto: Jéssyka Saquetto (bolsista de projeto de Comunicação)