Sisu/Ufes 2019: Prograd convoca aprovados na chamada regular

29/01/2019 - 11:15  •  Atualizado 01/02/2019 06:20

Após a divulgação do resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) (confira aqui a lista dos aprovados), a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) publicou, nessa terça-feira, 29, o edital de convocação dos candidatos aprovados na chamada regular (veja aqui).

Os candidatos aprovados têm o prazo de 29 de janeiro a 4 de fevereiro para realizar a Manifestação de Interesse Obrigatória (MIO), que é a confirmação do interesse na vaga, e enviar toda a documentação de matrícula. Esses procedimentos são obrigatórios e devem ser realizados totalmente on-line, pelo link http://www.sisu.ufes.br/manifestacao-de-interesse-obrigatoria-vaga. O edital orienta que, ao final dessa etapa, o candidato imprima o comprovante.

A documentação exigida, por modalidade, está disponível em: www.sisu.ufes.br/andamento. Nesse mesmo link, será publicada a lista de chamada nominal com data, local e horário de atendimento para a Confirmação de Matrícula Presencial, etapa que ocorrerá entre os dias 4 e 8 de fevereiro. Para realizar a confirmação presencial, os candidatos deverão apresentar os originais dos documentos enviados eletronicamente.

Os candidatos optantes pelo sistema de reserva de vagas modalidades L1, L2, L9 e L10 deverão enviar a comprovação de renda no período de 29 de janeiro a 4 de fevereiro pelo site https://candidato.ufes.br. Os aprovados nas modalidades L2, L6, L10 e L14 farão a Avaliação Étnico-Racial no mesmo momento da Confirmação de Matrícula Presencial, de acordo com data, horário e local disponíveis no sítio eletrônico http://www.sisu.ufes.br/andamento. Já os optantes das modalidades L9, L10, L13 e L14 deverão enviar o laudo médico de forma eletrônica, juntamente com a MIO, entre os dias 28 de janeiro e 4 de fevereiro. (Para conferir as modalidades do sistema de reserva de vagas, acesse aqui o edital de regulamentação do Sisu/Ufes 2019).

Lista de espera

Os candidatos não aprovados na chamada regular devem manifestar o interesse em participar da lista de espera, por meio do site sisu.mec.gov.br, entre os dias 29 de janeiro e 5 de fevereiro. A Prograd publicará o edital de convocação dos candidatos da lista de espera no dia 9 de fevereiro no site sisu.ufes.br.

Balanço

A Ufes ofereceu 2.776 vagas em 73 cursos nos campi de Goiabeiras, Maruípe, Alegre e São Mateus. Deste total, 2.745 foram preenchidas pelos aprovados na chamada regular. A pró-reitora de Graduação da Ufes, Zenólia Figueiredo, explica que as 31 vagas remanescentes não foram preenchidas em função de reprovação ou por falta de inscrição em algumas modalidades de cotas para deficientes. “Consideramos que essa taxa de preenchimento foi excelente. As vagas serão preenchidas porque temos candidatos em lista de espera para serem chamados”, ressaltou a pró-reitora.

Quanto à origem dos candidatos, entre os aprovados no Sisu/Ufes para o 1º semestre de 2019, 2.302 são do Espírito Santo, o que corresponde a 83,86% do total. Minas Gerais é o segundo estado com mais estudantes entre os aprovados: foram 179, ou seja, 6,52% do total. Na sequência, o Rio de Janeiro teve 2,87% dos aprovados; São Paulo, 2,36% e Bahia, 2,11%. Os demais estados da Federação somam 2,46% dos aprovados. A pró-reitora destaca que essa curva não se diferenciou muito dos anos anteriores: “Sempre tivemos cerca de 80% de candidatos capixabas e aproximadamente 20% de outros estados. Mesmo quando ainda fazíamos o VestUfes, essa proporção era mais ou menos a mesma”.

Os cursos com maior número de inscrições foram Direito (2.692 inscritos); Administração (2.119 inscritos); Psicologia (2.075 inscritos) e Educação Física (2.018 inscritos).

De acordo com Zenólia Figueiredo, a escolha da Ufes de participar de dois processos seletivos do Sisu tem sido positiva até o momento: “Atingimos o objetivo do preenchimento imediato das vagas, evitando excessivas chamadas em lista de espera”, ressaltou. Além da melhor organização interna, Zenólia também destaca que o processo ficou mais simples, por não ocorrerem simultaneamente etapas dos processos do 1º e 2º semestres. “Também foi possível dar mais transparência e melhor atendimento aos candidatos, a partir de uma comunicação mais direta”, concluiu a pró-reitora.

Para auxiliar os candidatos, a Prograd preparou a Cartilha Digital Sisu/Ufes, clique aqui para acessá-la. Os candidatos devem acompanhar todas as informações sobre o Sisu/Ufes no site sisu.ufes.br.

Texto: Ana Paula Vieira