Sisu 2017: Conheça as notas mínimas de cada curso da Ufes

Com a divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nesta quarta-feira, 18, pelo Ministério da Educação (MEC), começa a disputa pelas vagas nos cursos das universidades federais. Desde o último dia 9, os candidatos a uma vaga nos cursos da Ufes podem acessar na página www.sisu.ufes.br/adesao o Termo de Adesão Edição 1-2017 (também anexado abaixo) firmado entre a Universidade e o MEC, onde constam informações sobre o número de vagas de cada curso ofertado por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a nota mínima estabelecida pela Ufes para o ingresso em cada curso e o peso de cada nota obtida no Enem, entre outras informações.

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Ufes também publicou na página na internet (www.prograd.ufes.br) o edital contendo as normas para acesso aos cursos de graduação da Universidade no primeiro e no segundo semestres de 2017, assim como informações sobre as etapas de seleção e matrícula.

No total, a Ufes oferece este ano pelo Sisu 4.930 vagas em 91 cursos, nos campi de Goiabeiras, Maruípe, Alegre e São Mateus. Os cursos de licenciatura em Educação do Campo, Letras-Libras e Intercultural Indígena, assim como os cursos de bacharelado e licenciatura em Música, terão processos seletivos específicos, realizados pela Universidade.

Resultado

As inscrições para quem pretende disputar vagas começam no dia 24 de janeiro e terminam às 23h59 do dia 27. Após este período, o MEC enviará para a Ufes uma lista com os nomes dos candidatos classificados nos cursos ofertados pela Universidade. A previsão é que a Ufes divulgue a lista com o nome dos ingressantes entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro.

As ações afirmativas atenderão ao estabelecido pela Portaria MEC nº 18, 2012, com metade das vagas destinadas a estudantes egressos de escola pública. Dentro desse percentual, também está prevista cota para autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

Os classificados deverão realizar a pré-matrícula online, via Internet, no endereço eletrônico www.sisu.ufes.br, onde o candidato confirmará seu interesse pela vaga. Posteriormente, será realizada pela Ufes a matrícula definitiva dos candidatos. Ambas as etapas de matrícula são obrigatórias.

Veja abaixo o termo de adesão com as informações sobre cada curso e o edital contendo as normas para acesso aos cursos de graduação da Universidade no primeiro e no segundo semestres de 2017.

Texto: Thereza Marinho