Sistema de Seleção Unificada recebe inscrições de 23 a 26 de janeiro

Os candidatos a uma vaga nos cursos de graduação da Ufes devem ficar atentos ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que abre inscrições nesta terça-feira, 23 de janeiro. Pelo segundo ano consecutivo, a Universidade utiliza o Sisu como forma de ingresso nos cursos de graduação e, na edição de 2018, oferece 4.960 vagas em 92 cursos, nos campi de Goiabeiras, Maruípe, Alegre e São Mateus. Os interessados devem se inscrever no endereço eletrônico www.sisu.mec.gov.br até o dia 26 de janeiro.

Ao efetuar a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu. O número de vagas em cada curso da Ufes, as notas mínimas que o candidato deve alcançar em cada prova, a média mínima no Enem, o turno e local onde a graduação é oferecida estão descritos no Termo de Adesão.

No momento da inscrição no Sisu, o candidato também deve definir se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência ou àquelas destinadas ao sistema de reserva de vagas. Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções, sendo que será considerada válida a última inscrição confirmada. Todas as normas para acesso aos cursos de graduação da Universidade no primeiro e no segundo semestres de 2018 estão no Edital de Regulamentação do Sisu/Ufes 2018.

Resultado

O resultado da chamada regular do Sisu será divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 29 de janeiro. Também nessa data, a Ufes divulgará edital convocando os candidatos para pré-matrícula on-line, comprovação de renda, avaliação étnico-racial e orientação para pessoas com deficiência. Todas as datas e procedimentos a serem seguidos pelos candidatos serão disponibilizados nesse edital.

Para quem não for selecionado em nenhuma das opções na chamada regular ou for selecionado na segunda opção (independentemente de ter efetuado a matrícula), ainda será possível participar da lista de espera. Para isso, o candidato deverá acessar o sistema entre os dias 29 de janeiro e 7 de fevereiro e, em “meu boletim”, clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu.

Os cursos de licenciatura em Educação do Campo, Letras-Libras, Letras–Português e Italiano e Intercultural Indígena, além dos cursos de bacharelado e licenciatura em Música, terão processos seletivos específicos, realizados pela Universidade.

Mudanças

No processo seletivo de 2018, uma das mudanças da Ufes  será no processo de verificação dos candidatos autodeclarados PPI (pretos, pardos e indígenas). Além da entrega, via protocolado, de fotografia tamanho 10 x 15 acompanhada de autodeclaração impressa e assinada, e da análise da documentação pela Comissão de Verificação de Autodeclaração, os candidatos que a banca julgar necessário serão convocados para entrevista presencial. Caso um candidato convocado não compareça à entrevista, será automaticamente desclassificado do Processo Seletivo Sisu/2018.

A pró-reitora de Graduação, Zenólia Figueiredo, explica que, no dia da entrevista, o candidato será conduzido individualmente a uma sala onde estarão presentes os membros da comissão de verificação. Ele preencherá um termo de responsabilidade, assumindo a veracidade das declarações prestadas e de sanções em caso de declaração falsa.

“Todo esse processo será feito antes da matrícula. Os candidatos que não forem convocados para entrevista estarão aptos a prosseguir com a matrícula presencial obrigatória. Já a avaliação feita pela Comissão levará em conta única e exclusivamente as características fenotípicas do candidato, jamais a ascendência”, afirma.

Zenólia destaca que o objetivo é aperfeiçoar o trabalho de verificação dos candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, inibindo possíveis tentativas de fraude: “Este ano tivemos nossa primeira experiência com a atuação da comissão de verificação. Estamos trabalhando para, a cada ano, aperfeiçoar este processo”.

Outra mudança do Sisu 2018 será a inclusão de deficientes na reserva de vagas, conforme Decreto 9.034/2017, publicado em abril.

Documentos

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) ressalta que é imprescindível a leitura de todos os documentos relativos ao Sisu/Ufes 2018, disponibilizados no site www.sisu.ufes.br. Nesse endereço também serão publicados resultados, chamadas, convocações para matrícula, entre outros documentos importantes.

Texto: Ana Paula Vieira

Leia também:

Sisu 2018: MEC antecipa inscrições. Tire suas dúvidas sobre o processo seletivo.

 

Categoria: 
Destaque
60 anos da Ufes
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Reestruturação e Expansão das Universidades Federais

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.