Senador Fabiano Contarato conhece pesquisas da Ufes na área de poluição do ar

17/02/2020 - 18:20  •  Atualizado 01/11/2022 09:25

O reitor da Ufes, Reinaldo Centoducatte, recebeu na manhã desta segunda-feira, 17, a visita do senador da República Fabiano Contarato, que veio conhecer os trabalhos desenvolvidos pela Universidade na área de meio ambiente.

Logo após a reunião com o reitor, Contarato, que é presidente da Comissão de Meio Ambiente no Senado Federal, participou de um debate com representantes da Ufes e da sociedade civil sobre a questão da poluição atmosférica na Grande Vitória, bem como as eventuais ações legislativas que poderão se adotadas para a resolução do problema.

Clique aqui e assista a matéria produzida pela TV Ufes.

Durante a apresentação, o reitor relatou alguns trabalhos e projetos desenvolvidos pela Ufes na área de meio ambiente e as parceiras que a Universidade tem com instituições nacionais e estrangeiras que visam buscar soluções para minimizar os problemas socioambientais na população. Ele citou, como exemplo, os estudos na área de desmatamento, incêndio florestal, pó preto, poluição no Rio Doce e rompimento de barragens.

Impactos

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes e pesquisador do Núcleo de Qualidade do Ar, Neyval Costa Reis Júnior, apresentou também as pesquisas desenvolvidas pela Universidade sobre a qualidade do ar na Grande Vitória. Em seguida, o professor dos programas de pós-graduação em Ciências Fisiológicas e de Saúde Coletiva José Geraldo Mill relatou os impactos dos poluentes atmosféricos na saúde da população capixaba.

Participaram ainda da reunião representantes das entidades Juntos SOS Ambiental, Conselho Popular de Vitória (CPV) e Associação dos Empresários de Vila Velha  (Assevila).

Ao final, o senador Fabiano Contarato se colocou à disposição da Ufes para elaboração de projetos e estudos na área ambiental. “Hoje se inicia um diálogo que vai ser permanente com a Universidade. A Ufes é uma instituição séria que produz conhecimento com responsabilidade. Vamos trabalhar juntos”, ressaltou.

Texto e foto: Jorge Medina