Seminário sobre hanseníase celebra 80 anos do Hospital Colônia Pedro Fontes

O Seminário Tópicos Avançados em Hanseníase começa nesta segunda-feira, 20, no auditório Rosa Paranhos, localizado no Centro de Ciências da Ufes (CCS), no campus de Maruípe. O evento faz parte das comemorações dos 80 anos do Hospital Colônia Pedro Fontes, que atende pacientes portadores de hanseníase.

Entre os temas que serão debatidos estão a história da hanseníase no mundo e no Brasil; os aspectos gerais da hanseníase, situação epidemiológica e as metas da Organização Mundial de Saúde (OMS); a hanseníase como modelo para entendimento das bases moleculares das doenças comuns; as vacinas e futuro das pesquisas em hanseníase.

O seminário segue até terça-feira, 21, é gratuito, aberto ao público em geral e será realizado das 8 às 17 horas.  A coordenação é da professora do Departamento de Medicina Social e do Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas da Ufes, Patrícia Deps.

Hospital Pedro Fontes

O Hospital Colônia Pedro Fontes, localizado em Itanhenga, município de Cariacica, foi fundado em 1937 com o objetivo de atender aos pacientes portadores de hanseníase.  A partir de 1972, época em que foram descobertos a cura e o tratamento para a hanseníase, os hospitais-colônia foram banidos oficialmente em todo o Brasil.

Entretanto, em meados de 1980, por orientação do Ministério da Saúde, o Hospital foi reformulado e aboliu a internação compulsória de pacientes. Além disso, também inaugurou o tratamento ambulatorial, estimulou a manutenção da unidade familiar e a reintegração social do paciente. 

Atualmente, a colônia de Itanhenga continua tratando aproximadamente mil pessoas e atende a pacientes dos bairros adjacentes. Conta com vários profissionais da saúde, dentistas e médicos de várias especialidades, como dermatologista, clínico geral e ginecologistas.

 

Texto: Jorge Medina
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Evento
60 anos da Ufes
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Reestruturação e Expansão das Universidades Federais
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.