Seminário marca os 60 anos do curso de Geografia da Ufes

18/04/2017 - 09:05  •  Atualizado 20/04/2017 17:45

Começa nesta terça-feira, 18, no auditório do prédio IC-2 do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), campus de Goiabeiras, o seminário “Geografia 60 anos”, em comemoração aos 60 anos do curso de Geografia na Universidade.

O início do evento, agendado anteriormente para o dia 17, foi transferido para esta terça, dia 18, devido ao rompimento de uma adutora no campus, o que provocou a suspensão de todas as atividades na segunda-feira.

A programação acontece durante todo o dia (veja programação no arquivo anexado abaixo).

O objetivo é debater mais profundamente assuntos como atuação profissional, ensino e pesquisa, transformações do espaço capixaba, entre outros. O seminário é aberto a toda a comunidade acadêmica e irá reunir professores dos Departamentos de Geografia e Educação e convidados da Associação dos Geógrafos Brasileiros.

O evento é uma realização do Departamento e Colegiado de Geografia, juntamente com o Núcleo de Estudos Lúcia Alves Correa.

O curso

Com 60 anos de existência, o curso de Geografia da Ufes oferece duas modalidades: licenciatura e bacharelado.

Com a licenciatura em Geografia, o profissional pode atuar junto ao ensino no fundamental e médio ministrando disciplinas; elaborando e executando projetos de desenvolvimento de conteúdos curriculares; desenvolvendo pesquisas de investigação geográfica; assessorando instituições em seus projetos de ensino e aprendizagem; e participando da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

Já o bacharelado possibilita ao geógrafo atuar em órgãos de planejamento, em empresas estatais e privadas, e como professor de ensino superior. Segundo o artigo 4º do Decreto nº 85.138/80, o geógrafo pode exercer as atividades de investigação puramente científicas, sejam as destinadas ao planejamento e à implantação da politica social, econômica e administrativa de órgãos públicos, e às iniciativas de natureza privada.

Texto: Ana Luiza Monteiro (estagiária de Comunicação)