Seminário apresenta oportunidades para projetos de pesquisa em conjunto com a União Europeia

22/05/2015 - 15:48  •  Atualizado 22/05/2015 15:48

A Ufes, em parceria com a Delegação da União Europeia no Brasil e a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho do Estado do Espírito Santo (Sectti), promoveu nesta quinta-feira, 21, o seminário “Conjunto sobre Pesquisa e Inovação e o Estado do Espírito Santo” para apresentação do Programa Horizonte 2020.

O encontro contou com a participação da embaixadora da Delegação da União Europeia no Brasil, Ana Paula Zacarias; do chefe do Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Delegação da União Europeia (UE) no Brasil, Piero Venturi; do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), José Antônio Buffon; e da vice-reitora da Ufes, Ethel Maciel, entre outros representantes.

Oportunidades

O Programa Europeu de apoio à Pesquisa, Inovação e Cooperação Internacional – Horizonte 2020 foi criado em 2014 para promover a cooperação na pesquisa e inovação no mundo. O objetivo é proporcionar a transferência de tecnologia, inovação e sinergias entre academia e indústria. Além disso, o intuito do programa é estreitar as relações entre os pesquisadores europeus e brasileiros, a fim de ampliar a cooperação existente e abrir caminhos para novas parcerias.

“Trouxemos este evento para que pesquisadores e estudantes vejam que a Europa está com oportunidades abertas para projetos de pesquisa em conjunto”, conta Piero Venturi.

O evento aconteceu no auditório do Laboratório de Petróleo (LabPetro), localizado no campus de Goiabeiras, e contou com cerca de 170 participantes entre professores, estudantes e pesquisadores interessados na área.

Texto: Maria Luiza Silva (bolsista de projeto de Comunicação)
Foto: Jéssyka Saquetto
(bolsista de projeto de Comunicação)