Semana do Conhecimento: Jornada de Extensão e Cultura apresenta projetos

18/10/2018 - 19:44  •  Atualizado 19/10/2018 18:16

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e a Secretaria de Cultura da Ufes deram início à VI Jornada Integrada de Extensão e Cultura, que começou nesta quinta-feira,18, nas tendas montadas no estacionamento do Teatro Universitário, no campus de Goiabeiras, e vai até esta sexta, 19, quando também acontece no campus de Alegre. Com o tema Inovação e Cultura na Redução das Desigualdades, o evento faz parte da Semana do Conhecimento e conta com mostras dos projetos de extensão da Universidade, mesas redondas, oficinas e apresentações musicais.

Uma das atividades propostas no evento é uma visita ao Planetário Móvel (foto), um projeto de extensão do curso de Física, coordenado pelo professor Sérgio Bischi. "É uma chance de aproximar os visitantes e até alunos do curso da Astronomia, que foi o que deu início ao estudo da Física", explica Messias Bicalho, aluno do curso e expositor responsável pela apresentação do projeto aos visitantes.

Aluna da Escola Viva em São Pedro, Karina Manuelita, do 2º ano do ensino médio vê a Jornada como uma experiência fundamental para saber o que acontece na Universidade para além das salas de aula. Já Karolina Benício, da mesma escola, diz que o evento ajuda a saber o que os profissionais das diversas áreas fazem de fato para não se frustrar com a escolha do curso mais tarde. "A gente cria uma expectativa, então o contato nos ajuda a saber se é realmente aquilo que queremos para o futuro", afirma Karolina.

O professor Camilo Bueno, da escola estadual Arnulpho Mattos, em Vitória, considera a jornada essencial para colaborar com a escolha do curso de graduação, já que mostra um pouco da prática dos cursos. "Eu sempre trago os meus alunos, acho que um evento como esse é uma oportunidade de experimentação e aproximação com a Universidade", salienta.

Diversão e aprendizado

Dentre os projetos de extensão apresentados está também o Vitória Baja, desenvolvido pelo Centro Tecnológico da Ufes, cuja proposta é projetar, fabricar e montar, sob a supervisão de professores, um carro offroad monoposto que consiga ultrapassar qualquer tipo de obstáculo. "Este tipo de Mostra é importante para a divulgação do projeto e para promover acesso da população ao que tem de prático nas engenharias, o projeto nos permite sair um pouco da sala de aula, aprender mais e até se divertir, além de motivar alunos do ensino médio a entrar na Engenharia", afirma Luiza Mazzoni, estudante de Engenharia Mecânica e integrante da equipe Vitória Baja.

Outra grande atração da Jornada é o Show de Química, registrado como projeto de extensão na Ufes desde 1994 e apresentado pelo professor Honerio Coutinho, que garante a importância das apresentações para popularização da Química de forma lúdica e experimental. "A ideia é mostrar esse aspecto prático e lúdico, mostrando que as ciências são mais aprazíveis quando você olha, testa, põe a mão na massa, para além da teorização das salas de aula", afirma.

Empresas juniores

Destaque na Jornada, as empresas juniores da Ufes estão promovendo dinâmicas sobre carreira e empreendedorismo em seu stand. O Movimento Empresa Júnior (MEJ) objetiva colaborar para a formação dos estudantes, por meio da vivência empresarial.

A presidente da empresa júnior do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CJA), Brenda Aré, afirma que este tipo de extensão permite aos estudantes ainda em formação colaborar para o desenvolvimento do estado e contribuir com o crescimento de pequenos empresários, já que oferecem serviços com custos reduzidos em relação às empresas sênior. Para Jhordan Willy, membro da EjCad, empresa júnior de Administração, projetos como esse valorizam o curso e a experiência pode contribuir na escolha da graduação por apresentar a prática do mercado ainda na Universidade. "Se eu tivesse tido a oportunidade de conhecer a empresa júnior, eu teria escolhido meu curso com menos dificuldade", afirma.

A principal responsável pelo stand, Áurea Lucelin, integrante da equipe da Federação das Empresas Juniores do Espírito Santo, coloca a Jornada como uma oportunidade de reconhecimento do MEJ como parte real da extensão da Universidade, já que oferece serviços para a comunidade a partir de conhecimentos adquiridos na Ufes.

O estudante Vinicius Vilela está no ensino médio e disse que as dinâmicas promovidas no stand o empolgaram, já que o voluntariado permite a aprendizagem com o mercado real e a oportunidade de se qualificar.

Texto: Cássia Rocha (estagiária de Comunicação)
Foto: Danielle Gonçalves (estagiária de Comunicação)