Semana da Geologia da Ufes ganha versão on-line com lives às quartas-feiras

13/05/2020 - 14:11  •  Atualizado 27/05/2020 18:40

Com a suspensão das atividades presenciais na Universidade, alguns eventos tiveram, inevitavelmente, que ser adiados. Mas, a comissão organizadora da XI Semana da Geologia da Ufes (Segeo/Ufes), que aconteceria no campus de Alegre em abril, decidiu criar a Segeo em casa. O evento promove lives semanais nas quais um convidado conversa sobre conteúdos de interesse social e temas geológico-filosóficos, abordados de forma acessível a diversos públicos.

As transmissões ocorrem às quartas-feiras de maio, às 16 horas, podendo se estender enquanto durar a suspensão de atividades presenciais. Para se atualizar da programação e assistir às lives, basta acessar o perfil da Segeo no Instagram.

Eventos como a Segeo em casa reforçam que a produção acadêmica continua, mesmo na época de pandemia. “Muitas questões ou adversidades de cunho geológico são frequentes aos brasileiros, como deslizamentos de terra, rompimento de barragens, enchentes, captação de recursos hídricos associados às necessidades sanitárias e aplicação de geotecnologias relacionadas à difusão da COVID-19. Então, é de suma importância o contínuo trabalho de divulgação e de prevenção, mesmo durante ao período de pandemia”, explica o professor do curso de Geologia Rodson Marques.

Segundo os organizadores, a ideia não é substituir a Segeo/Ufes, que terá nova data definida após a retomada de atividades presenciais. “O projeto Segeo em casa quer fortalecer o vínculo entre sociedade e comunidade acadêmica, sendo de suma importância a disseminação do conhecimento científico”, explica o presidente da Comissão da Segeo e estudante de Geologia, Heitor Vale.

A equipe que realiza a Segeo é composta pelos professores Rodson Marques e Caroline Soares, ambos do Departamento de Geologia do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS), além de 12 alunos do curso de Geologia.

Programação confirmada:

13/05 – A ciência e a profissão geológica no Brasil: uma visão pessoal, com Caio Vinícius Gabrig Turbay, professor de geologia da Universidade Federal do Sul da Bahia

20/05 – Geopolítica e crise do petróleo, com Cláudio Tagliari, consultor da Petrobras

Texto: Vinícius Fontana