Secretaria de Relações Internacionais abre edital para cooperação entre projetos de pesquisa

Por Letícia Nassar

A Secretaria de Relações Internacionais abriu o edital 3/2014 que tem como objetivo incentivar a cooperação entre grupos de pesquisa vinculados aos programas de pós-graduação da Ufes, com curso de doutorado, e os grupos de instituições internacionais. O prazo para submissão dos projetos termina no dia 1º de maio.

O valor máximo de cada projeto é de R$ 30 mil e o período de sua realização deverá ocorrer em no mínimo 12 meses e no máximo de 18 meses, contatos a partir da data da efetiva disponibilização dos recursos aprovados para uso pelo coordenador do projeto. O recurso somente poderá ser utilizado para o pagamento de despesas de custeio: diárias e passagens aéreas. É vedada sua utilização em despesas de capital.

O edital prevê também que deverão ser realizadas missões de trabalho envolvendo, obrigatoriamente, a ida de professores pesquisadores brasileiros ao exterior e a vinda de professores pesquisadores estrangeiros ao Brasil. Nesses intercâmbios devem conter o desenvolvimento do projeto de pesquisa científica ou o planejamento para a elaboração de um projeto de pesquisa científica. Também podem incluir uma ou várias das seguintes atividades: aperfeiçoamento da formação acadêmica na pós-graduação por meio de seminários, cursos ou reflexões pedagógicas com o corpo docente da instituição estrangeira parceira e/ou preparação para realização conjunta de eventos científicos no Espírito Santo e nos países das instituições colaboradoras no exterior.

Para programas de pós-graduação com conceito Capes igual ou superior a cinco serão aprovados no máximo dois projetos por programa. Para programas de pós-graduação com conceito Capes inferior a cinco será aprovado no máximo um projeto por programa. Cada projeto deverá ter um proponente e um coordenador. Os proponentes são os coordenadores dos programas de pós-graduação e os coordenadores de projeto são os professores permanentes do programa de pós-graduação da UFES. O proponente deverá submeter o projeto à Administração do Edital exclusivamente através do e-mail lidia [dot] l [dot] souza [at] ufes [dot] br.

O edital 3/2014 está disponível no sítio da Secretaria de Relações Internacionais: www.internacional.ufes.br. Informações também pelo telefone 4009-2046.

Categoria: 
Destaque
Edital
60 anos da Ufes
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Reestruturação e Expansão das Universidades Federais
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.