Secretaria de Cultura da Ufes publica coletânea de textos literários

28/09/2018 - 17:31  •  Atualizado 01/10/2018 17:51

Nesta segunda-feira, 1º de outubro, a Secretaria de Cultura da Ufes realiza o lançamento do livro Por que você escreve?, uma coletânea de textos literários organizada pelo escritor Sérgio Blank e publicada pela Secretaria. O evento, com entrada gratuita, será na Biblioteca Pública do Espírito Santo, em Vitória, a partir das 19 horas, com a presença de vários autores que participam da obra.

A coletânea é resultado de um projeto itinerante que durou oito meses. Durante o ano passado, Sérgio percorreu bares, escolas, bibliotecas e livrarias da Grande Vitória, onde se encontrou com 11 nomes da literatura capixaba interessados em trocar saberes artísticos, memórias e afetos com o público. As questões levantadas eram “o que estimula alguém a dedicar sua vida à escrita?”; e “por que escrever?” e as respostas se davam em forma de um bate papo informal, sempre na companhia do escritor Eduardo Madeira, que escreveu o prefácio do livro baseado em suas impressões como ouvinte das conversas.

Pergunta sem resposta

Segundo o organizador da obra, a pergunta que intitula o livro sempre o perseguiu, surgindo daí a ideia de convidar amigos para conversar sobre livros, processo criativo e leituras. “É uma pergunta sem resposta que acredito que todo autor se faz durante seu percurso literário. Tentei levar essa provocação para escritores que admiro”, diz Sérgio. O engajamento dos autores foi grande e eles começaram a escrever, relembrando as experiências de leitura e escrita que os acompanham desde o início da carreira.

Dentre os autores do livro estão Bernadette Lyra; Caê Guimarães; Adilson Vilaça; Orlando Lopes; Fernando Achiamé; Jace Theodoro; Suely Bispo; Wilberth Salgueiro; Ana Laura Nahas; Francisco Grijó; e Pedro Nunes, além do próprio Sérgio Blank, que trabalha com literatura há 35 anos: “Este projeto de encontros literários itinerantes foi uma espécie de comemoração desta data”.

Para Sérgio, que iniciou sua carreira como estagiário na editora da Fundação Ceciliano Abel de Almeida, a obra será “um importante registro histórico do movimento literário capixaba”.

Com esse lançamento, a Secretaria de Cultura da Ufes inicia um projeto de publicação de autores da literatura capixaba. “Nosso objetivo é ampliar as ações da política cultural que vêm sendo desenvolvidas pela Universidade”, explica o secretário de Cultura Rogério Borges. Para novembro, já está agendado o lançamento do livro Caixas de Música, de Tarcísio Faustini e, em 2019, a Secretaria de Cultura pretende publicar outros quatro livros, lançando dois em cada semestre.

Além da Secretaria de Cultura da Ufes, a Biblioteca Pública do Espírito Santo, a Estação Capixaba e a Editora Formar são organizadoras do lançamento.

Texto: Adriana Damasceno