RUF: Ufes avança duas posições e ocupa a 26ª colocação entre universidades brasileiras

01/10/2018 - 18:15  •  Atualizado 11/10/2018 11:22

A Ufes está entre as melhores universidades do Brasil e passa a ocupar a 26ª colocação entre 196 universidades brasileiras, públicas e privadas, de acordo com o Ranking Universitário Folha (RUF) – versão 2018. O resultado foi anunciado nesta segunda-feira, 1º.

Esta é uma avaliação anual realizada pelo jornal Folha de São Paulo desde 2012, e produz o ranking das instituições de ensino superior e o de cursos. Neste ano, a Ufes obteve 79,87 pontos, numa escala de zero a 100, sendo que em 2017 havia alcançado a 28ª colocação, avançando em seu desempenho. Cinco indicadores são avaliados pelo RUF: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. Na primeira colocação está a Universidade de São Paulo (USP) e, na segunda, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Na área de pesquisa, o RUF analisa o total de publicações científicas e citações, além de publicações em revistas nacionais, recursos captados, número de bolsistas CNPq e de defesa de teses, entre outros aspectos relacionados. Nesta área a Ufes alcançou 34.17 pontos, numa escala de zero a 40, ficando em 30º lugar. No ensino, a Ufes alcançou a 41º colocação nacional, com nota 23.98, numa escala de zero a 32. Foram considerados o número de professores com doutorado, mestrado e dedicação exclusiva, a nota do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e a avaliação de docentes.

No indicador inovação, a Ufes avançou significativamente, ficando na 16ª posição no RUF, com nota 3.25, numa escala de zero a quatro. Nesse aspecto da avaliação, é considerado o número de patentes depositadas e o número de artigos em colaboração com empresas – transferência de tecnologia. No indicador internacionalização, a Universidade obteve a nota 3.12, em escala de zero a seis, alcançando a 34ª colocação. No indicador de avaliação do mercado, a Ufes recebeu a 29ª posição no País, com nota 15.35, em escala de zero à 18. Nesse aspecto da pesquisa, o RUF considera a avaliação do mercado sobre a qualidade acadêmica dos profissionais formados em cada instituição de ensino superior.

Avaliação de cursos

Dos 35 cursos de graduação da Ufes avaliados, seis estão entre os 20 melhores do País: Agronomia (13º), Serviço Social (15º), Engenharia Civil (17º), Engenharia Química (19º), Engenharia Ambiental e Fisioterapia, ambos em 20º. Em Agronomia foi feita uma média dos indicadores entre os dois cursos oferecidos pela Ufes nos campi de Alegre e São Mateus. Na faixa entre os 30 melhores cursos do País em suas respectivas áreas estão: Educação Física (22º), Odontologia (23º), Engenharia Elétrica (24º), Engenharia de Produção (25º), Filosofia (25º), Enfermagem (26º), Farmácia (27º), Matemática (27), Nutrição (29º), e Psicologia (30º).

O ranking avalia os 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil, de acordo com o último Censo da Educação Superior. O ranking avalia cursos de universidades, centros universitários e faculdades. Os dados que compõem os indicadores de avaliação do RUF são coletados pela Folha de São Paulo nas bases do Censo da Educação Superior Superior do Inep-MEC, Enade, SciELO, Web of Science, Inpi, Capes, CNPq, fundações estaduais de fomento à ciência, e em duas pesquisas anuais realizadas pelo Instituto Datafolha. O instituto entrevista profissionais de RH de todo o País para montar a avaliação do indicador de mercado de trabalho, que apontam as três melhores instituições nas áreas em que contratam.

Avanço

O reitor Reinaldo Centoducatte considera muito positivo o desempenho da Ufes no Ranking Universitário da Folha 2018. “Alcançar as primeiras colocações entre as universidades do País representa uma conquista para a nossa instituição e um estímulo para que possamos avançar ainda mais”, afirma o reitor.

Ele considera que a avaliação é um reconhecimento ao desempenho de professores, pesquisadores, técnicos em educação e estudantes da Ufes. “O ranking demonstra que a Ufes apresenta indicadores de qualidade em diferentes áreas, seja no ensino de graduação, na pesquisa, na inovação, nas nossas ações de internacionalização e na avaliação positiva da formação acadêmica que oferecemos. Saltamos duas posições em relação ao ano passado, e creio que temos muitas potencialidades para crescermos ainda mais”, destaca.

O reitor Reinaldo Centoducatte, que também é presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) observa ainda o excelente desempenho das universidades públicas e, em especial, das instituições federais de ensino superior no RUF. Na avaliação de desempenho de 196 universidades brasileiras, as que ocupam as 17 primeiras colocações são instituições públicas, sendo 13 universidades federais.

“Apesar das graves dificuldades orçamentárias e financeiras impostas às instituições federais de ensino superior, a qualidade acadêmica e a excelência da produção científica e tecnológica demonstra estar consolidada, conforme apresentam os indicadores do ranking”, assinala o reitor.

Texto: Luiz Vital