Roney Pignaton Silva e Diógina Barata assumem direção do Ceunes

27/08/2014 - 19:50  •  Atualizado 28/08/2014 18:06

Consolidar os cursos de pós-graduação do Centro, intensificar as relações com a comunidade externa e desenvolver ações que aumentem a visibilidade do Centro e da Universidade na região norte do Estado são algumas das principais metas do novo diretor do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) para o período 2014-2018, Roney Pignaton da Silva, empossado na última terça-feira, 26, juntamente com a vice-diretora Diógina Barata.

A solenidade foi realizada no auditório central do Ceunes e contou com a presença da vice-reitora Ethel Maciel, do diretor do Centro no período 2010-2014, Marcelo Suzart, do diretor presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado do Espírito Santo (Fapes), Anilton Salles Garcia, e do vice-prefeito e secretário de Ciência e Tecnologia do município de São Mateus, Keydson Gomes, entre outras autoridades universitárias e representantes de instituições de ensino da região.

A vice-reitora Ethel Maciel destacou o apoio da Administração Central da Ufes à nova gestão e reafirmou o compromisso da Universidade de contribuir para o desenvolvimento da região: “Nosso compromisso é conjunto pelo desenvolvimento do norte do Estado, que nos é tão caro e tão importante. Estamos juntos nesta caminhada nos próximos quatro anos e vamos trabalhar para realizar este sonho”.

Para a vice-diretora, Diógina Barata, um dos principais desafios da nova gestão é que a atuação do Ceunes “transcenda os muros deste campus”, frisou.

O diretor do Ceunes no período 2010-2014, Marcelo Suzart, agradeceu o apoio de toda a equipe do Centro e apontou algumas das ações realizadas ao longo de sua gestão: “Tínhamos um campus em implementação, muitos prédios não estavam concluídos, e iniciamos este trabalho com o apoio de toda a equipe. Nos últimos quatro anos realizamos a pavimentação do campus, promovemos melhorias na iluminação, ampliamos o número de vagas de docentes, investimos na capacitação dos servidores e oferecemos internet para toda a comunidade acadêmica”, destacou.

Perfil

O professor Roney Pignaton da Silva possui graduação em Engenharia da Computação pela Ufes, mestrado em Engenharia Elétrica pela Ufes e doutorado em Engenharia de Sistemas Telemáticos pela Universidade Politécnica de Madrid. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação.

Já a professora Diógina Barata possui graduação em Ciências Biológicas pela Ufes, e mestrado e doutorado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente pelo Instituto de Botânica de São Paulo. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia de Criptógamos, atuando principalmente nos seguintes temas: Taxonomia, Filogenia e Ecologia Algas Marinhas Bentônicas.

Na foto, o diretor Roney Silva assina o termo de posse na presença da pró-reitora de Gestão de Pessoas, Lúcia Casate (de branco) e da vice-reitora Ethel Maciel. Ao fundo, o diretor do Ceunes na gestão 2010-2014, Marcelo Suzart, e a vice-diretora empossada, Diógina Barata.

Por Thereza Marinho e Maurício de Lima e Souza, com foto de Hélio Marchioni