Robô criado por pesquisadores da Ufes é destaque em periódico internacional

20/02/2017 - 18:06  •  Atualizado 22/02/2017 17:02

Publicar um artigo em um importante periódico apresentando o desenvolvimento da pesquisa e, às vezes, a sua conclusão, é dividir com seus colegas o avanço que essas investigações proporcionaram à sua respectiva área do conhecimento.

O grupo de pesquisadores coordenado pelo professor Anselmo Frizera Neto, do Departamento de Engenharia Elétrica da Ufes, está entre os que atualmente comemoram mais uma publicação de artigo no periódico Robotics and Autonomous Systems, que apresenta à comunidade científica um robô, o CP-Walker, que tem por objetivo promover a reabilitação dos movimentos do corpo e dos músculos das pessoas com paralisia cerebral (Cerebral Palsy/CP).

“Quando publicamos em revistas de ampla circulação internacional, nossas investigações e seus resultados geram impacto na comunidade científica”, afirma Frizera. “Já é a terceira vez que publicamos na Robotics, que tem a classificação mais alta no quadro de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), A1”, ressalta.

Parceria espanhola

A pesquisa Plataforma Robótica de Apoio à Locomoção Humana é desenvolvida há 11 anos e conta com a participação de docentes e estudantes da Ufes e do Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC-Madri, Espanha). “Este projeto tem forte participação de instituições estrangeiras. Desde que regressei ao Brasil como professor da Ufes, tenho trabalhado no desenvolvimento de dispositivos de apoio à mobilidade, dando continuidade aos trabalhos realizados na Espanha. Quando surgiram oportunidades do Programa Ciências Sem Fronteiras, fiz contato com os colegas que trabalharam comigo durante o doutorado e conseguimos aproximar o desenvolvimento realizado aqui com os trabalhos realizados por Eduardo Rocon, que é formado em Engenharia Elétrica pela Ufes, no CSIC”, explica Frizera.

O artigo publicado na Robotics and Autonomous Systems é escrito por 11 pesquisadores, dentre eles Frizera e Rocon. Frizzera destaca que “no caso do robô apresentado no artigo, o desenvolvimento tecnológico foi feito na Espanha e participamos do desenvolvimento de estratégias de interação homem-máquina, ou seja, no desenvolvimento do comportamento do robô durante a assistência ao paciente, que estão baseadas nos trabalhos desenvolvidos na Ufes”. Um outro autor do artigo, Carlos Cifuentes, foi orientado por Frizera em seu doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade e recebeu Menção Honrosa no Prêmio CAPES de Teses de Doutorado 2016. “Carlos também passou um tempo na Espanha colaborando com o professor Rocon e o artigo é um dos frutos dessa colaboração”, completa.

“Nos últimos três anos, o Dr. Rocon e eu realizamos diversas missões de trabalho bidirecionais (Espanha-Brasil e Brasil-Espanha) para promover a integração entre nossos trabalhos de pesquisa e a promoção de novas parcerias,” diz o professor.

As pesquisas não param. E estudantes do PPGEE e do CSIC continuam participando, sob a orientação dos professores, do desenvolvimento do dispositivo de apoio à locomoção, cujas novidades certamente serão compartilhadas nos periódicos científicos.

Texto: Letícia Nassar
Imagem do robô extraída do periódico Robotics and Autonomous Systems