Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde apresenta estudos sobre a cobertura midiática de doenças

09/10/2018 - 19:09  •  Atualizado 09/10/2018 19:14

A nova edição da Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde, publicada trimestralmente pelo Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Ufes, traz 15 artigos que abordam a relação entre a área e a comunicação.

Clique aqui para acessar o conteúdo.

A revista apresenta a produção dos pesquisadores em Saúde Coletiva da Ufes sobre comunicação e saúde, com reflexos nas diversas linhas de investigação que abordam a cobertura midiática de doenças e da promoção da qualidade de vida.

Este número da revista traz análises predominantemente relativas ao jornalismo impresso, conforme destacou, no editorial, a coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Comunicação e Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT), Janine Cardoso. O instituto é ligado à Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz) e parceiro da Ufes nos estudos sobre mídia e saúde.

"A boa surpresa é que, ao lado de diários muito estudados, como a Folha de S. Paulo, vários textos privilegiam jornais de importância local ou regional. Também é marcante a opção metodológica pela análise de conteúdo, embora sejam variadas as perspectivas teóricas dos autores que a mobilizam, das mais críticas, inspiradas nos autores da Escola de Frankfurt, às mais confiantes quanto ao seu potencial educativo e mobilizador em prol do interesse público, em geral, e da saúde pública, em particular. Também é notável a eleição do método do Discurso do Sujeito Coletivo para análise dos textos (não só) jornalísticos", analisa a coordenadora da Fiocruz.

A edição traz dois trabalhos que analisam as coberturas jornalísticas do Sistema Único de Saúde (SUS), além de artigos sobre dieta alimentar e saúde bucal, dengue, diabetes, ciclismo para a promoção da saúde e sobre o Programa Mais Médicos, entre outros.

Vários artigos estão relacionados à produção do Observatório de Saúde na Mídia - Regional Espírito Santo, cuja experiência foi relatada em um dos textos.

Texto: Lidia Neves