Resultado do Enem é divulgado. Inscrições para o Sisu 2020/1 acontecem de 21 a 24 de janeiro

17/01/2020 - 10:30  •  Atualizado 21/01/2020 09:18

Nesta sexta-feira, 17, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os resultados individuais da edição de 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As notas estão disponíveis em enem.inep.gov.br.

Com as notas do Enem, os interessados em concorrer a uma vaga em instituições federais de ensino superior deverão se inscrever no Sisu entre os dias 21 e 24 de janeiro, no endereço sisu.mec.gov.br. Ao efetuar a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do sistema. Também deve definir se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência ou àquelas destinadas ao sistema de reserva de vagas. Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções e será considerada válida a última escolha confirmada.

No primeiro semestre, a Ufes oferta 2.776 vagas em 73 cursos nos campi de Goiabeiras, Maruípe, Alegre e São Mateus. Do total de vagas, 1.382 são destinadas à ampla concorrência e 1.394, à reserva de vagas (Lei 12.711/2012).

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) orienta que os candidatos devem conferir o Edital de Regulamentação Sisu/Ufes 2020-1, que trata do ingresso nos cursos presenciais de graduação da Ufes no 1º semestre de 2020, e o Termo de Adesão firmado entre a Ufes e o Ministério da Educação (MEC), que relaciona o número de vagas ofertado por cada curso em cada modalidade de ingresso, além das notas mínimas que o candidato deve obter no Enem para concorrer às vagas de cada curso. Todas as informações estão disponíveis em sisu.ufes.br.

Resultado

Segundo o Ministério da Educação, o resultado da chamada regular do Sisu 2020/1 será divulgado no dia 28 de janeiro. Após essa etapa, os candidatos aprovados devem ficar atentos ao Edital de Matrícula a ser divulgado pela Ufes, com todas as datas e procedimentos, no endereço sisu.ufes.br. Nesse endereço, também serão publicados resultados, chamadas, convocações para matrícula, entre outras informações importantes.

Lista de espera

Os candidatos que não forem aprovados na chamada regular podem participar da lista de espera do Sisu entre os dias 29 de janeiro e 4 de fevereiro. Nesse período, devem acessar o sistema do MEC e, na opção “meu boletim”, clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera. Após essa ação, o candidato também deve ficar atento ao site sisu.ufes.br para acompanhar as convocações.

Dúvidas

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) da Ufes disponibilizou dois canais de atendimento para esclarecer dúvidas sobre comprovação de renda: pelo número de WhatsApp (27) 99890-7627 (apenas para mensagens de texto) ou pelo telefone (27) 4009-2265.

Texto: Thereza Marinho
Edição: Camila Fregona