Restaurantes universitários voltam a funcionar com novidades em Maruípe e Alegre

21/01/2014 - 16:53  •  Atualizado 23/01/2014 09:04

Por Thereza Marinho

A partir desta quarta-feira, 22, no reinício do calendário acadêmico, alunos e professores da Ufes encontrarão melhorias nos restaurantes dos campi de Maruípe e Alegre (foto).

Em Maruípe, a comunidade universitária poderá usufruir do novo restaurante do Centro de Ciências da Saúde (CCS), que já estará em funcionamento. Mais moderno e mais arejado, o restaurante terá a capacidade inicial de servir cerca de mil refeições no horário do almoço.

“Inicialmente serviremos apenas almoço. Assim que houver um novo contrato de mão-de-obra terceirizada, teremos condições de até dobrar esta capacidade, com fornecimento de almoço e jantar”, explica a diretora do Departamento de Gestão de Restaurantes da Ufes, Ariana Fonseca. Segundo informações da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Assistência Estudantil (Progepaes), a previsão é de que o jantar passe a ser oferecido no início do próximo semestre letivo, em abril.

Ariana informou ainda, que a conclusão das obras depende do término de algumas intervenções, como o funcionamento do elevador para deficientes físicos e a automação das catracas de acesso ao local (o que será possível após a instalação do sistema de leitura de um cartão de identificação, por meio do qual a comunidade universitária terá acesso a diversos locais da Ufes).

O restaurante contará ainda com rampa de distribuição com sistema de auto-serviço, semelhante ao restaurante do campus de Goiabeiras, e banheiros adequados às normas de acessibilidade.

Alegre

O refeitório do restaurante universitário do campus de Alegre também será reaberto com o início das aulas, possibilitando o fim do sistema de marmitas, que foi adotado enquanto o refeitório estava em obras.

No local, onde a comunidade universitária poderá almoçar e jantar, foi realizada a troca do telhado e das esquadrias das janelas. Futuramente, com a conclusão das obras de construção da nova cozinha e a demolição da cozinha antiga, o refeitório será ampliado.

Atendimento

A Ufes possui quatro restaurantes, um em cada campus universitário, onde são servidas cerca de oito mil refeições diariamente. O RU de Goiabeiras é o maior deles com 1.056 lugares e 5.500 refeições servidas por dia. Os serviços são realizados por funcionários da Universidade e de empresas terceirizadas.

O cardápio é planejado e elaborado mensalmente por nutricionistas, atentando para fatores como custo, o correto armazenamento e a recepção dos produtos utilizados. Os fornecedores são previamente selecionados, garantindo a qualidade dos gêneros utilizados.

O atendimento aos usuários é de 2ª a 6ª feira. Para estudantes da Ufes, a refeição custa R$ 1,50, mas o estudante ainda pode requerer gratuidade ou desconto no valor cobrado, após avaliação socioeconômica e comprovação de renda.