Relatório de Autoavaliação aponta potencialidades e fragilidades da Ufes

09/04/2019 - 18:57  •  Atualizado 12/04/2019 09:51

A Comissão Própria de Avaliação da Ufes (CPA) concluiu o Relatório de Autoavaliação Institucional (RAI) da Universidade – ano-base 2018 – cujo objetivo foi identificar as potencialidades e as fragilidades apontadas pela comunidade acadêmica, a fim de viabilizar melhorias na instituição. Infraestrutura, acessibilidade, segurança, transparência, manutenção e comunicação foram alguns dos pontos avaliados pelos participantes.

Esta e outras matérias são destaque na edição 541 do jornal Informa que acaba de chegar aos campi da Ufes. Clique aqui e acesse o jornal na íntegra.

A pesquisa que possibilitou a elaboração do relatório foi realizada por meio de questionário on-line e contou com a participação de 1.587 estudantes de graduação, 672 estudantes de pós-graduação, 431 professores e 407 servidores técnico-administrativos de todos os quatro campi (Goiabeiras, Maruípe, Alegre e São Mateus).

O RAI – ano-base 2018 está disponível para consulta pública no endereço eletrônico http://avaliacaoinstitucional.ufes.br/relatorios-autoavaliacao-institucional .

Gestão

A coordenadora da CPA, professora Eliana Zandonade, explica que a autoavaliação das instituições de ensino superior é um dos componentes básicos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior  (Sinaes) e deve ser utilizada como instrumento para a gestão da Universidade.

“A avaliação interna é um processo de caráter diagnóstico e de compromisso coletivo. O objetivo é indicar as fragilidades e potencialidades da instituição, com o intuito de promover maior qualidade das ações de ensino, pesquisa e extensão, observados os princípios do Sinaes e as especificidades da Universidade”, afirma a coordenadora.

Ela explica ainda que, após coletados e analisados os dados, cada membro da CPA elabora os comentários sobre a avaliação. Ao final, o relatório apresenta um plano de ações estratégicas dirigido aos gestores.

Atualmente, a CPA é composta por dois membros de cada um dos seguintes segmentos: docentes, técnicos-administrativos, estudantes (um da graduação e um da pós-graduação), e sociedade civil organizada; além de um aluno egresso da Ufes. Eles participam de grupos de trabalho semanais e se reúnem mensalmente.

Texto: Thereza Marinho