Reitoria discute implantação de Projeto de Licenciatura Intercultural Indígena

01/11/2013 - 18:50  •  Atualizado 04/11/2013 19:38

Por Cinthia Pimentel, com foto de Thaiana Gomes (*)

O reitor Reinaldo Centoducatte recebeu nesta sexta-feira, 01, caciques e representantes de aldeias indígenas do Estado para discutir o projeto de criação de um curso de licenciatura em Educação Indígena. A reunião contou com a presença da senadora Ana Rita Esgário, do deputado estadual Cláudio Vereza, e de representantes do Governo do Estado.

O professor do Departamento de Línguas e Letras da Ufes e coordenador do Projeto de Licenciatura Intercultural Indígena (Prolind), Santinho Ferreira de Souza, afirma que o objetivo é formar, em nível de graduação, professores que já atuam nas escolas indígenas localizadas das aldeias Guarani e Tupinikim, em Aracruz, que em sua maioria são indígenas.

“A proposta do curso tem caráter intercultural, tendo o índio e sua cultura como ponto de referencia para a organização, distribuição e desenvolvimento dos conteúdos constituidores dos componentes curriculares. Nesse sentido, diferencia-se de forma bem marcada dos formatos de licenciaturas vigentes nas universidades brasileiras”, explicou.

O professor disse ainda que, em abril de 2014, será publicado o edital de adesão das universidades brasileiras ao Prolind.

O curso de licenciatura prevê três habilitações: “Ciências Sociais e Humanidades”, “Linguagem, Arte e Comunicação” e “Ciências da Natureza e Matemática”.

A previsão é que o curso seja implantado em até cinco anos nas aldeias, na Base Oceanográfica da Ufes e no campus de Goiabeiras.

(*) Bolsistas de projeto de Comunicação, supervisionadas por Thereza Marinho