Reitor representa a Ufes em Seminário Internacional de Universidades Brasileiras

24/10/2016 - 15:00  •  Atualizado 26/10/2016 16:05

O reitor Reinaldo Centoducatte representa a Ufes esta semana no VIII Seminário Internacional e IX Assembleia Geral do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), que teve início nesta segunda-feira, 24, e segue até sexta-feira, 28 de outubro, na cidade de Parma, Itália.

O Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) é uma associação dedicada a programas de internacionalização que congrega 72 instituições de ensino superior do Brasil. Os eventos têm o objetivo estreitar o relacionamento entre o Brasil e a Itália, principalmente no âmbito da cooperação universitária. Além de representantes de Universidades brasileiras e italianas, é prevista a participação de Reitores e autoridades provenientes de mais de 30 países, dos cinco continentes.

“Segundo dados da plataforma Accordi Internazionali, o Brasil foi o país com o qual as Universidades italianas celebraram o maior número de acordos tanto em 2014 quanto em 2015. Além disso, é crescente a mobilidade de estudantes, pesquisadores e docentes entre o Brasil e a Itália, decorrente não só da proximidade cultural entre os dois países como também do declarado empenho em fortalecer reciprocamente a cooperação acadêmica”, destaca a diretora executiva do GCUB, Rossana Valéria de Souza e Silva.

Encontro

Como parte da programação, no dia 25 de outubro será realizado o I Encontro de Reitores Brasil-Itália, que abordará os temas Empreendedorismo, Inovação, Desenvolvimento e Inclusão Social. Neste encontro, o reitor Reinaldo Centoducatte participará de uma mesa sobre "Internacionalização Universitária e políticas de inclusão social".

Texto: Thereza Marinho