Reitor Reinaldo Centoducatte participa do IV Encontro Internacional de Reitores

18/05/2018 - 15:21  •  Atualizado 23/05/2018 11:35
Compartilhe

O reitor Reinaldo Centoducatte participa a partir de segunda-feira, 21, do IV Encontro Internacional de Reitores Universia, a ser realizado na cidade espanhola de Salamanca. O encontro, cuja abertura será presidida pelo Rei Felipe VI e pelo presidente de Portugal Marcelo Rebelo de Sousa, contará com a participação de mais de 700 reitores e representantes acadêmicos, personalidades da esfera política e corporativa, e instituições nacionais e internacionais.

A realização do IV Encontro Internacional de Reitores Universia coincide com o VIII Centenário da Universidade de Salamanca e oferecerá, sob o lema Universidade, Sociedade e Futuro, um espaço de debate no qual especialistas do mundo inteiro discutirão as chaves das universidades, seu presente e futuro imediato.

O debate terá como foco três eixos temáticos: Formar e aprender em um mundo digita; Pesquisar na universidade, um paradigma a ser revisado?; e Contribuição da universidade para o desenvolvimento social e regional.

Entre os palestrantes estão o presidente da International University Association Pam Fredman; a catedrática da Universidade de Santiago de Compostela e membro da National Academy of Medicine dos EUA, María José Alonso; e a fundadora e CEO da Samasource e LXMI (empresas cuja missão é erradicar a pobreza mundial por meio de oportunidades de trabalho), Leila Janah.

Durante o encontro, que vai até o dia 22 de maio, o reitor da Ufes participará de debates sobre os seguintes temas: O modelo educacional de cada Universidade, um requisito preliminar para seu modelo digital; A importância da diversidade do sistema de Ensino Superior; e As universidades em seus territórios: alavancas de transformação econômica, social e cultural.

As conclusões do debate serão retratadas na "Declaração de Salamanca", com o compromisso das autoridades e reitores participantes para que as universidades avancem, por meio de ações concretas, em consonância com as necessidades da sociedade do século XXI.

 

Texto: Thereza Marinho