Reitor apresenta projeto de construção do museu à ministra da Cultura

11/07/2013 - 18:33  •  Atualizado 15/07/2013 10:08

Por Thereza Marinho

O reitor Reinaldo Centoducatte apresentou à ministra da Cultura, Marta Suplicy, o projeto de construção do Museu de Arte Contemporânea (Marco) da Universidade. A audiência foi realizada na manhã desta quinta-feira (11), em Brasília.

A ministra demonstrou interesse pela iniciativa e se colocou à disposição para viabilizar parcerias junto a empresas estatais a fim de captar recursos para a execução do projeto.

Durante o encontro, também foi apresentada a proposta de criação de um centro de formação de arte e cultura na Universidade. A audiência contou com a presença da superintendente de Cultura e Comunicação da Ufes, Ruth Reis; do diretor do Centro de Artes, Paulo Vargas; da senadora Ana Rita; do presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Angelo Oswaldo; e do diretor da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Pedro Vasconcelos.

Ao final da audiência, o reitor entregou à ministra Marta Suplicy o catálogo com o acervo da Galeria de Arte Espaço Universitário e o livro Artes Plásticas no Espírito Santo, da professora da Ufes Almerinda Lopes, vencedor do prêmio Sérgio Milliet, da Associação Brasileira de Críticos de Arte.

Durante a tarde, reuniões para o detalhamento dos projetos foram realizadas entre a superintendente de Cultura e Comunicação da Ufes e representantes do Ibram e da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura.

Difusão das artes

A proposta de construção do Museu de Arte Contemporânea da Ufes visa à criação de um local dedicado às artes visuais e a revitalização de seus espaços dedicados ao apoio ao ensino, à pesquisa e à difusão das artes e da cultura, envolvendo professores, estudantes, pesquisadores, servidores técnicos-administrativos, produtores culturais, empresários e profissionais da área.

O projeto foi apresentado durante o seminário O Museu na Universidade, aberto ao público e realizado no Cine Metrópolis nos dias 5 e 6 de março deste ano.

Vale Cultura

Além das demandas apresentas pela Ufes, a senadora Ana Rita solicitou à ministra o lançamento do Vale Cultura no Espírito Santo, destacando a importância da parceria do Ministério da Cultura para ampliação de investimentos na área cultural no Espírito Santo. Para tanto, a senadora propôs a construção de uma agenda de visitas da ministra ao Estado, para conhecer mais de perto sua realidade cultural e fazer o lançamento oficial do Vale Cultura em terras capixabas.

A ministra aceitou de pronto o convite e sugeriu que Ana Rita articule as Federações da Indústria e do Comércio, em conjunto com produtores culturais e artistas locais para que o lançamento possa ocorrer ainda este ano. O Vale Cultura está em tramitação no Congresso Nacional.

Na foto: O diretor do Centro de Artes da Ufes, Paulo Vargas; a superintendente de Cultura e Comunicação, Ruth Reis; o reitor Reinaldo Centoducatte; a ministra Marta Suplicy; senadora Ana Rita; o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Angelo Oswaldo; e o diretor da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Pedro Vasconcelos.