Reitor anuncia a retomada do Programa de Bolsas e a liberação do uso do ar-condicionado

18/10/2019 - 12:27  •  Atualizado 01/11/2022 09:16

O reitor Reinaldo Centoducatte anunciou nesta sexta-feira, 18, a retomada do Programa Integrado de Bolsas (PIB) da Ufes. Isso significa que bolsistas vinculados aos projetos de iniciação científica e extensão poderão retornar às suas atividades a partir de novembro. Os editais de seleção de bolsistas para os Projetos Especiais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Paepe) I e II também serão liberados.

Segundo o reitor, a medida será possível em função da economia de recursos realizada pela Universidade e da liberação de limite orçamentário por parte do Ministério da Educação.

Outra medida anunciada pelo reitor foi a liberação do uso de aparelhos de ar-condicionado em todos os setores da Ufes. A Superintendência de Infraestrutura da Universidade já foi autorizada a religar os equipamentos nos diversos prédios dos campi.

“Essas medidas serão possíveis graças às ações de economia que implementamos e em face das negociações que conseguimos levar a termo no Ministério da Educação, com a liberação de mais limite. Eu não poderia deixar um gasto de energia superior àquele da capacidade de pagamento da Universidade. E também não poderíamos manter as bolsas se não tínhamos como honrá-las. Fizemos o equacionamento disso, o que vai nos permitir voltar com o Programa de Bolsas e com a utilização do ar-refrigerado", afirmou.

O reitor também anunciou que as bolsas estão garantidas até o final do próximo ano: “Nós, juntamente com a Pró-Reitoria de Administração e a Pró-Reitoria de Planejamento, já equacionamos os recursos financeiros para a manutenção do Programa de Bolsas para todo o ano de 2020”.

Centoducatte afirmou ainda que a próxima medida a ser adotada é a recomposição do contrato de limpeza.

As demais medidas de economia anunciadas em agosto e adotadas de forma emergencial para a redução de custos pemanecem, momentaneamente, mantidas.

Texto: Thereza Marinho