Reinaldo Centoducatte faz um balanço de sua gestão como reitor da Ufes

20/03/2020 - 18:47  •  Atualizado 01/11/2022 09:17

Ao final de seus dois mandatos como reitor da Ufes, exercido no período de 2012 a 2020, o professor Reinaldo Centoducatte realizou um balanço da gestão, que se encerra neste domingo, dia 22. Para isto, a Universidade disponibilizou o Relatório Ilustrado de Gestão 2012-2020 no portal da Ufes, que pode ser acessado no endereço http://www.ufes.br/relatorio-ilustrado-de-gestao-2012-2020. O reitor também concedeu entrevista ao programa Ciência Ufes, da Rádio Universitária 104.7 FM, nos dias 13 e 20 de março, quando abordou o percurso da Ufes nos últimos oito anos nas áreas acadêmica e administrativa. Os áudios das entrevistas podem ser acessados em https://soundcloud.com/user-963071990.

Para a produção do Relatório Ilustrado de Gestão, foram considerados os balanços apresentados pelas diferentes unidades acadêmicas e administrativas da Universidade, além de pesquisa sobre o material jornalístico produzido pela Superintendência de Comunicação (Supec) no período de 2012 a 2020. Na Rádio Universitária, o professor Reinaldo Centoducatte abordou os avanços alcançados no ensino de graduação presencial e a distância, bem como na pós-graduação, mostrou a evolução da produção científica e tecnológica, a ampliação das atividades de extensão, além da elevação da produção cultural, a modernização do Hospital Universitário e o planejamento administrativo que possibilitou à Ufes atravessar graves crises orçamentárias no período.

“Gostaria de agradecer a todos os professores e técnicos pela dedicação, pela eficiência e pela competência, o que possibilitou avanços consideráveis na nossa Universidade”, ponderou Centoducatte. “Fizemos uma gestão pautada na construção coletiva, e acredito que deixamos um importante legado para o futuro da instituição”, acrescentou.

O professor ressaltou a importância da defesa da universidade pública e destacou que a Ufes está preparada para enfrentar novos desafios, preservando os avanços alcançados e buscando novas estratégias para o seu desenvolvimento. Ao analisar a trajetória de 2012 a 2020, Centoducatte apresenta, no relatório e nas entrevistas, o elevado grau de desenvolvimento institucional alcançado. “A Ufes está pronta para o futuro”, conclui.

Texto: Luiz Vital