Ranking da Folha coloca Ufes entre as 40 melhores universidades do País

11/09/2013 - 18:49  •  Atualizado 29/06/2022 18:17

Por Thereza Marinho

A Ufes ficou na 34ª colocação no Ranking Universitário Folha (RUF) 2013, que avaliou 192 universidades públicas e privadas do Brasil. O RUF foi publicado na última segunda-feira (09) e avalia as instituições com base em cinco indicadores: qualidade de pesquisa, qualidade de ensino, inserção dos profissionais no mercado de trabalho, inovação e internacionalização.

Entre os cursos avaliados, 10 apareceram em posição de destaque, principalmente no quesito mercado de trabalho, no qual foram entrevistados 1.681 profissionais responsáveis pela área de recursos humanos de grandes empresas. Foram eles Biologia, Ciências Contábeis, Educação Física, Fisioterapia, Geografia, História, Jornalismo, Letras, Química e Serviço Social.

“É um bom desempenho, mas estamos trabalhando com metas de qualidade e esperamos que, daqui para frente, possamos ter resultados melhores ainda”, avalia o reitor Reinaldo Centoducatte.

O reitor destacou ainda que a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) está realizando um trabalho de avaliação de todos os cursos da Ufes, que vai incluir uma pesquisa com ex-alunos. Além disso, a Universidade está colocando em prática um plano de melhoria da infraestrutura laboratorial e predial. “São ações que devem produzir frutos daqui há um ano. O resultado vai aparecer na qualificação dos alunos”, destacou.

Metodologia

O RUF foi realizado pela primeira vez em 2012, quando a Ufes ficou na 32ª posição. No entanto, no ranking deste ano houve mudanças na metodologia da pesquisa, o que inviabiliza uma comparação do resultado deste ano com o resultado do ano anterior.

A avaliação do RUF contempla as 30 carreiras com maior número de estudantes matriculados em 2011 (último dado disponível no instituto de pesquisa do MEC, o Inep).

Conduzido pelo Datafolha, o levantamento usa basicamente os mesmos critérios de ensino e mercado do ranking geral de universidades, mas com adaptações metodológicas para atender às diferenças de propósitos das instituições, que nesse caso incluem também os centros universitários e faculdades.

O ranking completo está disponível no endereço eletrônico http://ruf.folha.uol.com.br/2013/