Ranking coloca Ufes entre as 100 melhores universidades ibero-latino-americanas

10/03/2014 - 10:19  •  Atualizado 29/06/2022 18:11

Por Hélio Marchioni

Pelo terceiro ano consecutivo a Ufes figura entre as Top 100 universidades ibero-latino-americanas num total de 1.636 instituições pesquisadas. A Universidade subiu seis posições de 2013 para 2014 ficando em 87º lugar. Entre as universidades latino-americanas e Caribe, a Ufes ocupa o 44º lugar. Já no ranking que considera apenas universidades brasileiras, a Ufes é a 29ª colocada. O ranking Scimago é o mais respeitado do mundo e considera a produção científica de cada instituição de ensino superior nos últimos cinco anos.

O resultado foi publicado no Ranking de Instituições Scimago 2014 (SIR) que é a mais abrangente classificação da produção científica e de pesquisa em todo o mundo. Também são avaliados indicadores de relevância, liderança e internacionalização.

O número de publicações da Ufes passou de 2.084 para 2.538, um aumento de 21,8% em comparação ao SIR 2013. A metodologia utilizada e o ranking completo podem ser obtidos no endereço www.scimagoir.com.

Crescimento

O diretor do Departamento de Pós-Graduação e Capacitação de Recursos Humanos da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes, José Geraldo Mill, afirma que “a produção global da Ufes está crescendo muito. Nós praticamente triplicamos a nossa produção científica entre 2009 e 2014 e a média de crescimento da produção brasileira é maior que a média mundial”.

A Universidade de São Paulo (USP) continua na primeira colocação entre as instituições brasileiras no SIR 2014 com 51.283 documentos publicados. No ranking mundial ela é a brasileira mais bem colocada, ficando na 12ª posição.