Racionamento de água: Ufes busca a manutenção das atividades

23/09/2016 - 18:23  •  Atualizado 26/09/2016 18:09

A vice-reitora Ethel Maciel se reuniu nesta sexta-feira, 23, com diretores de centros de ensino e dirigentes do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam) para avaliar como o racionamento de água pode afetar as atividades da Universidade.

Segundo o sistema de rodízio no fornecimento de água para a Grande Vitória criado pela Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), a Ufes será afetada em quatro dias na semana. O campus de Goiabeiras será atingido pela suspensão no abastecimento a partir das 12 horas dos domingos até às 12 horas das segundas-feiras; e o campus de Maruípe, nos mesmos horários, entre as terças e quartas-feiras.

Logo que a Administração Central tomou conhecimento sobre o início do racionamento já a partir do próximo domingo, 25, a Prefeitura Universitária (PU) iniciou um levantamento do sistema de armazenamento nos dois campi por meio de caixas d’água, com o objetivo de evitar ao máximo que as atividades na Universidade sejam prejudicadas, inclusive os atendimentos no Hospital Universitário, situado no campus de Maruípe.

Reservatórios

Segundo a PU, o campus de Goiabeiras tem um reservatório com capacidade para 1,4 milhão de metros cúbicos de água, o que garante o abastecimento por um período equivalente a meio expediente.

Como não há atividades que gerem muito consumo de água no final de semana no campus de Goiabeiras, a expectativa é de que o volume acumulado nas caixas d’água seja suficiente para o abastecimento na segunda-feira (26). Se o abastecimento for normalizado logo após às 12 horas de segunda-feira, não haverá suspensão das atividades.

Já no campus de Maruípe, todos os prédios possuem caixa d´água com capacidade para garantir a manutenção das atividades. O Hucam tem caixa d´água com capacidade para o armazenamento de 434 mil litros, o que assegura seu funcionamento por 12 horas. Mesmo assim, a Administração Central da Ufes entrou em contato com a direção da Cesan, que garantiu o abastecimento do hospital com carros-pipa, caso seja alertada sobre a falta de água.

A Prefeitura Universitária irá monitorar ao longo do dia para verificar se haverá necessidade de alguma medida de suspensão de atividades em todos os campi.

Caso seja concluído que o sistema de reabastecimento não será suficiente para o exercício das atividades normais, a comunidade acadêmica será informada por meio do portal da Ufes, das redes sociais e por e-mail sobre os procedimentos que serão tomados.

A Administração Central conta com a colaboração de todos os membros da comunidade universitária para que também evitem o desperdício de água em suas unidades de trabalho.