Rádio Universitária completa 24 anos no ar

15/05/2013 - 17:49  •  Atualizado 16/05/2013 18:03

Por Thereza Marinho

A Rádio Universitária completa nesta quarta-feira (15) 24 anos no ar, levando diariamente informação e entretenimento aos ouvintes.

Com disposição e jovialidade, a Rádio também contribui diretamente para a formação dos alunos do curso de Comunicação Social por meio da realização de projetos experimentais. Atualmente, a programação da Rádio é executada quase que integralmente por professores e estudantes (estes sob a supervisão de professores e jornalistas profissionais).

A discussão para a criação de uma rádio universitária começou por volta de 1985, impulsionada por um movimento de rádio livre ou pirata liderado por alunos do curso de Comunicação Social da Ufes, que elaboraram o conceito de rádio como projeto de extensão para a disciplina de Radiojornalismo. A rádio pirata entrou no ar com um transmissor colocado no teto da Biblioteca Central da Ufes, no dia 15 de maio de 1987.

Dois anos depois, em 15 de maio de 1989, a Rádio Universitária 104.7 FM foi oficializada com o objetivo de atender à comunidade universitária por meio da divulgação da produção cultural e acadêmica da Ufes, e da realização de projetos para a formação dos alunos.

Reformulação

Desde 2012, a rádio vem passando por uma reformulação, com a criação de novos programas, a ampliação da participação de alunos e professores, e a divulgação de conteúdo na internet e nas redes sociais.

“Nossa proposta é fortalecer a presença da Universidade dentro da rádio e dar voz ao que acontece de mais relevante dentro da Ufes. Também queremos que a rádio se mantenha sempre como uma referência no trato da cultura, da educação, da ciência e da tecnologia”, afirma o diretor da Rádio, Rogério Borges.