Publicado edital de chamada para coordenador institucional e coordenadores de área da Ufes no Pibid

14/03/2018 - 18:27  •  Atualizado 16/03/2018 12:06

Visando à inscrição da Ufes no edital nº 7/2018 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), destinado a selecionar instituições de ensino superior para desenvolvimento de projetos de iniciação à docência no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) publicou edital de chamada para apresentação de propostas para Coordenador Institucional e Coordenadores de Área. Os interessados devem se inscrever até o dia 19 de março, abrindo um processo em seu Departamento de Lotação, de acordo as orientações e requisitos descritos no edital da Prograd (veja aqui).

O objetivo é selecionar docentes do quadro efetivo da Ufes, vinculados aos Centros e Departamentos que ofertam cursos de licenciatura, para atuarem como Coordenador Institucional e Coordenadores de Áreas, trabalhando no desenvolvimento de projetos de iniciação à docência, em regime de colaboração com as redes de ensino, no âmbito do Pibid. Podem participar docentes que estejam vinculados a cursos (presenciais ou na modalidade a distância) que habilitem para os seguintes componentes curriculares: Arte, Biologia, Ciências, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química ou Sociologia ou, ainda, cursos de Pedagogia, Licenciatura Intercultural Indígena e Licenciatura em Educação do Campo.

O projeto institucional será apoiado pela Capes com a concessão de bolsas nas modalidades: iniciação à docência (R$400,00, para bolsistas discentes de curso de licenciatura matriculados até a primeira metade do curso); coordenador institucional (R$1.500,00, para docente da Instituição de Ensino Superior responsável pelo projeto institucional de iniciação à docência); coordenador de área (R$1.400,00, para docente da Instituição de Ensino Superior que coordenará área do subprojeto); e professor supervisor (R$765,00, para professor da escola de educação básica que acompanhará o discente na escola). Os critérios mínimos para atuação nessas funções e a responsabilidade de cada uma delas também estão descritos no edital.

O Pibid tem entre seus objetivos incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, contribuir para a valorização do magistério e inserir licenciandos no cotidiano das escolas da rede pública.

Mais informações: (27) 4009-7871.

Texto: Ana Paula Vieira