Protocolado pedido de transferência da Rádio Universitária para a Ufes

24/05/2014 - 19:13  •  Atualizado 27/05/2014 14:00

Foi protocolado nesta semana no Ministério das Comunicações documentação para que a concessão da Rádio Universitária FM, que ocupa faixa 104,7 do dial, seja transferida da Fundação Ceciliano Abel de Almeida para a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O reitor, Reinaldo Centoducatte, esteve pessoalmente no MiniCom para apresentar a documentação na qual a Ufes se propõe a encampar a Universitária FM.

A Rádio Universitária começou a funcionar em 15 de maio de 1989, tendo completado recentemente 25 anos.  Suas origens remontam às lutas estudantis que, na década de 1980, reivindicavam mais democracia na comunicação e uma emissora que contribuisse para o fortalecimento da liberdade de expressão e da produção cultural regional.

Neste momento de transição, a Universitária FM continuará no ar com programação produzida de forma colaborativa e gratuita por professores, técnicos e estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo, por meio de iniciativas acadêmicas, como Projetos de Extensão e Programas de Educação Tutorial (PET), que produzem programas radiofônicos de natureza informativa, artística e cultural, sob a coordenação de Rogério Borges, ex-diretor da rádio e atual secretário de Cultura da Ufes.

A partir da sua transferência para a Ufes, segundo o reitor Reinaldo Centoducatte, a Rádio Universitária será gerida diretamente pela Universidade por meio da Superintendência de Cultura e Comunicação, em integração com a Tv Ufes, recentemente revitalizada. A produção da rádio e da TV deverão sempre estar articuladas às atividades fins da Universidade, além de cumprirem seu papel na valorização da produção cultural e na produção de informação de qualidade, fortalecendo assim o sistema público de radiodifusão, a exemplo de outra emissoras universitárias.