Prorrogado o prazo de inscrições para pesquisa do projeto Vida Saudável

18/09/2019 - 15:57  •  Atualizado 23/09/2019 18:18
Compartilhe

O prazo de inscrição de voluntários para participação em pesquisa do projeto de extensão Vida Saudável, do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), foi estendido até 30 de setembro. O público-alvo da pesquisa Influência dos Diferentes Tipos de Treinamento Físico na Composição Corporal de Indivíduos Obesos são homens e mulheres com idade entre 30 e 40 anos, sedentários, com índice de massa corporal (IMC) de 30 a 34.9 kg/m² (para calcular o IMC, basta dividir o peso pela estatura ao quadrado).

Os voluntários receberão, gratuitamente, a partir do início de outubro, treinamento físico por oito semanas. Antes de iniciar as atividades físicas, passarão por testes cardiológicos, análise nutricional e exames bioquímicos (coleta de sangue para verificar os níveis de colesterol e glicose, entre outras substâncias), além de avaliação antropométrica, que indica peso, estatura, dobras cutâneas, circunferências, IMC e outros parâmetros que serão utilizados nos estudos. O treinamento será realizado das 13h30 às 18h30, no campus de Goiabeiras, em Vitória.

As inscrições podem ser feitas pelos endereços eletrônicos jonasgomes96@hotmail.comjulyanosdcarmo@gmail.com e andre.leopoldo@ufes.br, informando nome e telefone de contato. Será agendada uma pré-avaliação para verificar o atendimento aos pré-requisitos.

Grupos de voluntários

Segundo o coordenador da pesquisa, professor André Soares Leopoldo, o objetivo do estudo é identificar “os efeitos dos diferentes tipos de exercícios físicos sobre a redução da gordura corporal”.

Os voluntários selecionados, classificados como obesos de grau 1, ou de obesidade leve, serão divididos em quatro grupos. Um deles será de sedentários, que apenas passarão pelas avaliações iniciais e finais, sem fazer exercícios físicos. O segundo grupo fará atividades físicas aeróbicas contínuas cinco vezes por semana, por um período de 30 a 60 minutos. O terceiro grupo fará treinamento físico intervalado de alta intensidade, com treinos três vezes por semana, ou seja, menos tempo, mas com maior intensidade. O quarto fará atividades contínuas com variação de velocidade, três vezes por semana.

“Ao final, vamos refazer os exames e, por fim, avaliar a quantidade gordura corporal de todos os voluntários para identificar qual grupo mais perdeu peso e qual ganhou mais massa muscular”, afirmou Leopoldo.

As atividades serão realizadas nas instalações esportivas do Centro de Educação Física e Desportos, como piscinas, quadras e academia de ginástica.


Texto: Sueli de Freitas
Edição: Thereza Marinho