Proplan divulga Indicadores de Desempenho 2014 e Ufes em Números 2014

23/11/2015 - 15:07  •  Atualizado 24/11/2015 16:54

A Ufes divulgou as publicações “Indicadores de Desempenho 2014” e “Ufes em Números 2014” com informações estatísticas sobre a Universidade. Os dados foram organizados pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) e podem ser acessados no endereço http://proplan.ufes.br/indicadores. O objetivo é fomentar as discussões acerca do desempenho e da qualidade do ensino de graduação na Ufes, aprimorar o processo de transparência e servir de apoio gerencial aos atos administrativos.

Em seu segundo ano, o “Indicadores de Desempenho da Graduação da Ufes 2014” apresenta dados sobre taxa de preenchimento de vagas, taxa de conclusão de curso, taxa de evasão, relação diplomados-evadidos e tempo médio de conclusão e retenção do curso, no período de 2010 a 2014. Esse ano, a novidade é o indicador da Taxa de Ocupação, que visa medir o uso da capacidade instalada e dimensionada para atender cada curso da Universidade.

Já o “Ufes em Números” consolida informações estatísticas e expõe dados quantitativos, com o intuito de servir de apoio gerencial e aprimorar o processo de transparência, contribuindo para a gestão em todos os níveis da instituição. Ele é um anuário informativo que reúne estatísticas das atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como de atividades administrativas. Todas as informações contidas nestas publicações são utilizadas nos processos decisórios da instituição.

Estes indicadores são referências globais e atendem às especificações de todos os cursos. Os dados utilizados para o cálculo dos indicadores foram obtidos por meio do sistema acadêmico da Ufes e os documentos foram produzidos pelo Departamento de Gestão da Informação (DGI), da Proplan.

Texto: Hélio Marchioni