Pronto-Socorro do Hucam é reaberto com o dobro da capacidade de atendimento

05/11/2013 - 18:08  •  Atualizado 06/11/2013 09:09
Compartilhe

Por Jorge Medina

Foi reinaugurado nesta terça-feira, 05, o pronto-socorro (PS) do Hospital Universitário (Hucam). Além das readequações, reformas e melhorias, o setor foi ampliado com mais cinco novos leitos (foto), passando para 22. Com isso, o PS Hucam passa a ser referência em atendimento de urgência e emergência nas áreas cardiovascular e de abdômen agudo da Grande Vitória.  Fechado há dois anos, o PS passa a funcionar 24 horas por dia, com uma equipe formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares.  

Outra novidade é a reinauguração das salas de exames dos setores de Hemodinâmica e de Radiodiagnóstico do Serviço de Diagnóstico por Imagem.  A Hemodinâmica adquiriu um novo aparelho de ressonância magnética com mais qualidade e rapidez. O aparelho realiza ainda exames e procedimentos endovasculares de alta complexidade, como angiografia cerebral e vascular, arteriografia, cateterismo cardíaco, angioplastia e estudo eletrofisiológico. Com isso o setor passa a contar com dois aparelhos de ressonância, dobrando a sua capacidade de atendimento.

Alta tecnologia

O setor de Radiodiagnóstico também adquiriu mais um equipamento de alta tecnologia. Trata-se do aparelho de Tomografia Multislice, com 64 canais.  É um aparelho computadorizado de diagnóstico por imagem, onde são geradas finas fatias das regiões anatômicas de diversos órgãos do corpo humano, possibilitando uma avaliação mais segura e de alta precisão diagnóstica.

“A aquisição desses aparelhos e a reabertura do Pronto-Socorro representam um avanço muito grande para o Hucam. O Hospital passa a oferecer um serviço de alta qualidade utilizado pelas mais qualificadas instituições hospitalares do mundo. A aquisição dos novos aparelhos é extremamente importante, não apenas para o Hucam, mas para toda a rede pública de saúde do Estado, pois vai ampliar significativamente o leque de atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS)”, ressalta o diretor-superintendente do Hospital, Luiz Alberto Sobral.