Projetos de extensão em diversas áreas auxiliam a população no enfrentamento da pandemia

29/05/2020 - 18:25  •  Atualizado 29/06/2020 17:00

Desenvolvimento de projeções matemáticas da pandemia do novo coronavírus no Espírito Santo; produção de vídeos em Libras para a comunidade surda; orientações sobre práticas de exercícios físicos em casa; ações de suporte psicológico; produção e distribuição de álcool em gel a 70% (foto) e de máscaras de proteção; lives sobre divulgação científica e saúde pública; orientações para manipulação segura de alimentos; grupo de estudos, clube de leitura e visitas técnicas virtuais; distribuição de cestas básicas e materiais de higiene para famílias em vulnerabilidade social. Esses são alguns dos cerca de 80 projetos relacionados à pandemia da COVID-19 registrados na Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e que vêm sendo colocados em prática desde o início do isolamento social e da consequente suspensão das atividades presenciais da Ufes.

As ações extensionistas tratam de questões científicas, tecnológicas, educacionais, culturais e sociais. São projetos desenvolvidos por professores, técnicos e estudantes dos quatro campi da Ufes (Goiabeiras, Maruípe, Alegre e São Mateus) que, em parceria com membros da comunidade externa, buscam levar o conhecimento produzido na Universidade às mais diversas comunidades do estado.

“Essas ações extensionistas assumem grande importância, pois demonstram atenção sobre o problema da pandemia e assumem o caráter transformador do conhecimento produzido na Ufes quando articulado aos problemas sociais. Estamos diante do compromisso que membros da comunidade acadêmica assumem perante a pandemia, considerando a sua complexidade, e disponibilizando, por meio de seus projetos, contribuições relevantes, assim como buscando a efetividade na solução dos problemas que temos enfrentado”, analisa a pró-reitora de Extensão, Tânia Delboni.

Compromisso

Além das atividades já em andamento, a Proex e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) lançaram, no final de abril, o Edital COVID-19, com a intenção de reunir propostas de pesquisa, inovação e extensão, além de serviços tecnológicos, visando ao desenvolvimento tanto de ações de combate ao novo coronavírus quanto de medidas relacionadas às consequências da pandemia.

Vinte e oito propostas foram aprovadas, sendo 14 de extensão e 14 de pesquisa. “Demonstramos, assim, o princípio da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão que rege a Universidade e o compromisso da comunidade interna em exercer o papel transformador da Extensão na relação da universidade pública com todos os setores da sociedade, no sentido da mudança social e de superação das desigualdades sociais”, conclui Tânia Delboni.

A Proex tem, atualmente, 622 ações extensionistas de várias modalidades cadastradas no Sistema de Gestão do setor. Mais informações sobre os projetos podem ser obtidas no site http://www.proex.ufes.br/.

Na foto, equipe do Projeto Antissépticos Ufes, um dos projetos de extensão criados como forma de contribuição da Universidade para o enfrentamento da pandemia da COVID-19.

Texto: Adriana Damasceno
Imagem: Projeto Antissépticos Ufes