Projeto realizado na Reserva Biológica de Sooretama é destaque no Fantástico

24/03/2015 - 16:52  •  Atualizado 25/03/2015 19:09

Um projeto coordenado pela Ufes com o objetivo de investigar os efeitos da rodovia BR-101 sobre a fauna de vertebrados silvestres da Reserva Biológica de Sooretama foi destaque na edição do programa Fantástico, exibido pela Rede Globo, no último domingo, dia 22.

A matéria abordou o número elevado de mortes de animais silvestres nas rodovias brasileiras. Segundo dados apurados pela reportagem, 15 animais morrem atropelados por segundo nas BRs.

O projeto, intitulado "Modelo Preditivo de Impactos das Estradas sobre a Biodiversidade: avaliação dos impactos da rodovia BR-101sobre a fauna de vertebrados silvestres da Rebio de Sooretama", é coordenado pelo professor de Biologia do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Aureo Banhos dos Santos, e conta com um grupo multidisciplinar do qual participam os pesquisadores da Ufes Alexandre Rosa dos Santos e Greiciane Gaburro Paneto; e os professores da Universidade de Vila Velha (UVV), Charles Gladstone Duca Soares e João Luis Rossi Junior; além de colaboradores e alunos.

O projeto é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) e pelo Edital Biodiversidades.

Impactos

O professor Aureo afirma que espera que os resultados desse projeto sejam aplicados para evitar, minimizar ou mitigar impactos negativos das estradas sobre a biodiversidade.

“As estradas são as principais vias de transporte utilizadas no mundo e importantes vetores do desenvolvimento socioeconômico. Entretanto, seus impactos são indicados como um dos principais fatores responsáveis pela atual crise de biodiversidade. Apesar de preocupantes, os efeitos negativos das estradas sobre a biodiversidade são pouco estudados”, analisa.

Na BR 101, que corta um complexo florestal com aproximadamente 50 mil hectares no norte do Estado, o atropelamento de animais é frequente.

“Essa área possui altíssima relevância para a conservação da Mata Atlântica, é um dos maiores remanescentes de Floresta Atlântica de Tabuleiros do Brasil e abriga várias espécies ameaçadas. Entretanto, a biodiversidade nessa área sofre pela presença de umas das mais importantes e movimentadas rodovias do Brasil, que corta a paisagem local em um trecho de aproximadamente 25 km, fragmentando as populações e provocando uma alta mortandade de animais por atropelamento”, destaca.

Para assistir à matéria, acesse http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2015/03/um-animal-silvestre-morr…

Texto: Thereza Marinho