Projeto da Universidade Aberta à Pessoa Idosa é destaque no site do MEC

04/04/2019 - 18:34  •  Atualizado 01/11/2022 09:17

A Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), projeto de extensão da Ufes que atende cerca de 150 pessoas idosas por semestre, recebeu destaque no Portal do Ministério da Educação (MEC), por ser um dos projetos desenvolvidos em universidades públicas brasileiras voltados para pessoas idosas. Entre as instituições com projetos de extensão semelhantes citados na reportagem, estão a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Federal do Pará (UFPA).

Esta e outras matérias são destaque na edição 540 do jornal Informa. Clique aqui e acesse o jornal na íntegra.

O projeto, agora chamado Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi), tem o objetivo de, por meio da educação continuada, contribuir para o fortalecimento da cidadania do idoso, como sujeito de direitos, inserido em um contexto político, econômico e sociocultural.

Em 2019, as atividades recomeçaram em março e são oferecidas em quatro módulos: Saúde e qualidade de vida; Psicologia, sociedade e opressões; Idoso e cidadania; e Memória e História. Neste semestre, estão sendo ofertadas, às terças, quartas, quintas e sextas-feiras, as seguintes oficinas: Vivências e Criatividades (teatro); Espanhol; Educação Física; Memória; Dança Sênior (foto), Canto e a oficina “Velho eu?”.

A coordenadora do Projeto, Cenira Andrade, destaca a mudança de comportamento dos participantes após iniciarem os cursos oferecidos, com melhora da autoestima e de estados emocionais, como depressão. Um dos objetivos do Unapi é desmistificar a velhice, vista muitas vezes como problema ou doença, ou mesmo como fase de decadência humana, resultante de um processo orgânico.

A Unapi funciona há 22 anos e faz parte do Núcleo de Estudos sobre o Envelhecimento e Assessoramento à Pessoa Idosa da Ufes (Neeapi).

Texto: Nábila Corrêa
Edição: Ana Paula Vieira