Projeto Brinquedoteca recebe Prêmio de Extensão Maria Filina

19/10/2018 - 18:33  •  Atualizado 22/10/2018 17:05

O Programa Brinquedoteca: Aprender brincando, do curso de Educação Física, foi o grande vencedor do Prêmio de Mérito Extensionista Maria Filina, concedido durante a VI Jornada Integrada de Extensão e Cultura. Os ganhadores receberam a premiação das mãos da pró-reitora de Extensão, Angélica Espinosa.

Clique aqui e veja matéria da TV Ufes sobre a Jornada de Extensão

O objetivo do Prêmio é divulgar e valorizar os programas e projetos extensionistas da Universidade e incentivar novas ações de extensão. Um total de 11 projetos e programas de diversas áreas foram selecionados por meio de resumos enviados previamente a uma comissão de avaliação.

O projeto vencedor é desenvolvido no espaço do Laboratório de Educação Física Adaptada (Laefa), no Centro de Educação Física e Desportos da Ufes e atende crianças que apresentam necessidades educacionais especiais (NEEs) por deficiência e crianças de desenvolvimento típico. Os extensionistas realizam atividades que incluem oficinas, esportes e brincadeiras com o público assistido e promovem a inclusão desses indivíduos na educação.

Sobre a relevância das ações de extensão para a Universidade e para as comunidades atendidas, Angélica Espinosa considera a Jornada uma oportunidade de divulgação e os programas como uma forma de retribuição do investimento à sociedade. "É muito importante mostrar nossas atividades e evidenciar que estamos retornando para a comunidade acadêmica e para a população todo o conhecimento adquirido na Universidade em forma de extensão", afirmou a pró-reitora.

A Jornada, que teve como tema “Inovação e Cultura na Redução das Desigualdades”, foi realizada pela Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) e pela Secretaria de Cultura da Ufes, como parte da Semana do Conhecimento da Universidade, reunindo atividades e apresentações nas áreas de ensino, extensão e pesquisa.

Homenagem

Além do Prêmio, durante a cerimônia foi entregue uma homenagem ao professor Roberto Sarcinelli, em reconhecimento e agradecimento aos anos de dedicação à Extensão Universitária e aos serviços prestados por ele como diretor do Departamento de Gestão da Proex, onde atua há 15 anos.

O homenageado afirmou sentir-se lisonjeado e contente com a expansão das ações de extensão."Eu sempre fui extensionista e sempre trabalhei em prol da extensão, porque é onde a Universidade faz um elo com a comunidade por meio da prestação de serviços", destacou o professor.

Na foto, a pró-reitora de Extensão, Angélica Espinosa; o professor homenageado, Roberto Sarcinelli; e as representantes do Programa Brinquedoteca

Texto: Cássia Rocha (estagiária de Comunicação)
Foto: Danielle Gonçalves (estagiária de Comunicação)