Programas de apoio a mulheres mastectomizadas e de segurança alimentar ganham Prêmio Mérito Extensionista

27/10/2017 - 18:08  •  Atualizado 27/10/2017 18:08

O Prêmio Mérito Extensionista “Professora Maria Filina” foi entregue ao “Programa de Reabilitação para Mulheres Mastectomizadas (Premma) - Cuida”, coordenado pela professora Franciéle Marabotti Costa Leite, do Departamento de Enfermagem, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), campus de Maruípe.

No campus de Alegre, a Jornada aconteceu no dia 23 de outubro e o projeto vencedor foi GESAN - Grupo de Estudos em Segurança Alimentar e Nutricional, coordenado pelo professor Alcemi Almeida Barros, do Departamento de Farmácia e Nutrição (CCENS).

A premiação foi realizada durante a V Jornada Integrada de Extensão e Cultura, realizada pela Pró-Reitoria de Extensão, juntamente com a Secretaria de Cultura da Ufes, nos dias 23 de outubro em Alegre, e nos dias 25 e 26 de outubro, no campus de Goiabeiras. Os programas vencedores receberam um tablet como prêmio.

Outros projetos/programas de Extensão que foram destaque nas apresentações são: Prática pedagógica da Educação Física Adaptada para pessoas com deficiência, coordenado pela professora Maria das Graças Carvalho Silva de Sá (Centro de Educação Física e Desportos); Planetário de Vitória, coordenado pelo professor Sérgio M. Bisch (Centro de Ciências Exatas); Oficinas terapêuticas para adolescentes no Programa Cada Doido com sua Mania, coordenado pelo professor Geraldo Alberto Viana Murta (Centro de Ciências Humanas e Naturais); e Assistência humanizada ao recém-nascido prematuro e de baixo peso com apoio na amamentação, coordenado pelo professor Francisco Luiz Zaganelli (Centro de Ciências da Saúde).

Em São Mateus, a Jornada acontece no próximo dia 09 de novembro.

A pró-reitora de Extensão, professora Angélica Miranda, explica que o Prêmio Maria Filina é uma ação que visa estimular os extensionistas a participarem da Jornada de Extensão, além de promover a visibilidade dos projetos. “Para fazer a Comunicação Oral em Vitória foram selecionados 20 projetos e, dentre estes, cinco ganharam uma menção honrosa de destaque pelas atividades desenvolvidas na extensão”, acrescenta.

Maria Filina

O Prêmio de Mérito Extensionista “Professora Maria Filina” tem por finalidade a valorização de docentes, servidores e alunos que atuam em ações extensionistas, bem como o incentivo à promoção de novos Programas e/ou Projetos de Extensão.

A professora Maria Filina Salles de Sá de Miranda foi chefe da então Sub-Reitoria de Extensão por vários anos e precursora das atividades extensionistas da Ufes. É membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo e da Academia de Letras do Espírito Santo.

Texto: Letícia Nassar