Programa Iberoamericano confere certificado de excelência a Banco de Leite do Hucam

17/12/2014 - 17:18  •  Atualizado 18/12/2014 17:38

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam) recebe nesta quinta-feira, 18, o Certificado de Excelência em Banco de Leite humano. A cerimônia será realizada às 8h30, no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM-ES), localizado na Rua Professora Emília Franklin Molulo, 228, em Bento Ferreira, em Vitória.

O certificado é concedido pelo Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano (IBERBLH), com apoio da Coordenação Geral da Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde (MS). Para a coordenadora do Banco de Leite Humano do Hucam, Mônica Barros de Pontes, “o certificado só vem reforçar o trabalho sério e de qualidade que é desenvolvido no Hospital”.

Referência

No ano passado, o BLH do Hucam foi instituído pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) como o Banco de Leite Humano de Referência no Estado.  O BLH é responsável pelo processo de funcionamento, coleta, transporte, processamento, distribuição, doações, instalações, controle de qualidade e clínico dos bancos de leite de todo o Espírito Santo, em conjunto com os municípios.

Além disso, contribui para o desenvolvimento de estratégias de educação permanente, a capacitação e atualização técnica dos profissionais e as pesquisas operacionais, com o objetivo de elevar a qualidade dos serviços prestados à população por essas unidades.

Funcionamento

Com 18 anos de existência, o Banco de Leite do Hucam funciona de 8 às 21 horas, de segunda a sexta-feira, e tem a finalidade de coletar, continuamente, o leite materno, realizando todo o processamento de armazenamento e distribuição. Cerca de 35 mulheres são atendidas por dia.

Mônica ressalta ainda a importância da doação do leite, pois ele possui um alto valor nutricional, garantindo aos bebês crescimento e desenvolvimento físico e intelectual saudáveis. “Não existe outro alimento capaz de substituí-lo com tão alta qualidade e de suprir a necessidade imunológica dos recém-nascidos. Outro aspecto muito importante é que a criança alimentada com o leite materno recebe um forte vínculo afetivo com a mãe,” explica a coordenadora.

Ela destaca também que a mulher que alimenta o filho com leite materno perde rapidamente o peso que ganhou durante a gravidez e reduz o risco de doenças.  “O Banco de Leite é fundamental para ajudar as mães, principalmente aquelas que têm os recém-nascidos com alto risco de vida, que são mais vulneráreis às infecções e doenças. Ele também tem o papel de ajudar as mães que têm pouco leite, infecção mamária, leite empedrado e rachaduras ou ferimentos nos seios”, acrescenta.

As crianças que nascem prematuras ou impossibilitadas de ser amamentadas, que são abandonadas pela mãe biológica ou porque a mãe é portadora de alguma doença contagiosa também recebem a atenção do Banco de Leite do Hucam. O setor ainda atua na educação e no esclarecimento sobre a importância do leite materno, realizando palestras, grupos de ensino e treinamento para estudantes da área da saúde, além de receber visitas técnicas de universidades e de várias instituições.

Doação

As interessadas em doar o leite materno devem telefonar para o Banco, e uma equipe do Hucam realiza a coleta na residência da voluntária. Na ocasião, é feita uma análise clínica do ambiente, das condições de higiene, além de fazer um exame de sangue para detectar se há algum tipo de doença. A equipe ainda orienta como retirar, conservar e armazenar o leite materno. Quando o material chega ao Hospital é realizada uma análise sensorial, verificando se foi devidamente armazenado e se não possui qualquer tipo de contaminação, evitando, assim, transmissão de doenças.

O Banco orienta ainda no processo de amamentação, pois o aleitamento é um fator importante para as mães. Ele ajuda o útero a voltar ao tamanho normal depois do parto. Outras informações pelo telefone 3335-7377.

Por Jorge Medina