Programa de Pós-graduação em Letras seleciona para dez vagas de doutorado

 

Por Renan Chagas (*)

O Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da Ufes lançou o edital para seleção de candidatos ao doutorado em Letras, na área de concentração Estudos Literários. No total, são 10 vagas para ingresso no segundo semestre deste ano.

Os interessados podem realizar as inscrições entre os dias 4 e 19 de abril, na secretaria do PPGL, localizada no primeiro andar do Prédio Bernadette Lyra, no campus de Goiabeiras. Os documentos necessários estão disponíveis no edital 02/2012 (veja abaixo). O valor da taxa de inscrição é de R$ 150,00.

As vagas estão distribuídas entre três linhas de pesquisa. A linha “Literatura de Expressões da Alteridade” (LEA) estuda e pesquisa literatura de grupos minoritários, considerando fatores como a relação entre o nacional e o regional e as especificidades de gênero e etnia.

Os candidatos também podem optar pela linha “Literatura e Outros Sistemas de Significação” (LOSS), que desenvolve estudos sobre as relações entre o discurso literário e outros discursos culturais, artísticos, científicos e filosóficos, sob o prisma das teorias semióticas e psicanalítica; e “Poéticas da Antiguidade à Pós-Modernidade” (PAP), que aborda as poéticas da Antiguidade à Pós-modernidade em textos narrativos, líricos e teatrais, considerando os processos de constituição da subjetividade e o hibridismo entre gêneros e discursos.

No momento da inscrição, o candidato deverá indicar até três professores orientadores com vagas em aberto em ordem de preferência, de acordo com as linhas de pesquisa.

Processo seletivo

O processo seletivo será realizado em três etapas. A primeira será a avaliação do projeto, que deverá ser entregue junto com os demais documentos, no ato da inscrição, em duas vias impressas e assinadas.

A segunda etapa será constituída de uma prova escrita de língua estrangeira instrumental, em que o candidato poderá optar entre Espanhol, Francês, Inglês ou Italiano.

Na terceira etapa, será realizada uma prova escrita de Estudos Literários, com duração de quatro horas, sobre uma das obras da lista indicada no edital. O resultado final do processo seletivo está previsto para ser divulgado até o dia 19 de julho de 2013.

O PPGL da Ufes tem por finalidade a formação de pessoal qualificado para o exercício de atividades profissionais de ensino e pesquisa em Letras, visando ao avanço do conhecimento nessa área.

(*) Bolsista de projeto de Comunicação, supervisionado por Ana Paula Vieira

Categoria: 
Edital
Manchete
60 anos da Ufes
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Reestruturação e Expansão das Universidades Federais
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.