Programação cultural agita a primeira edição do Sábado na Ufes

09/10/2013 - 18:47  •  Atualizado 14/10/2013 12:03

Por Hélio Marchioni

Apresentação de corais, oficinas infantis, exibição gratuita de filmes, recital poético e shows musicais. Tudo isso faz parte da programação do Sábado na Ufes, evento aberto à comunidade em geral que será realizado no próximo sábado, 12, no campus de Goiabeiras.

Promovido pela Superintendência de Cultura e Comunicação (Supecc) da Universidade, o “SabadUfes” será realizado uma vez por mês com o objetivo de incentivar a prática de atividades de lazer e esporte no campus.

“O SabadUfes é uma iniciativa que permite uma maior aproximação com a comunidade externa, valoriza a produção cultural local e promove a abertura da Universidade”, destaca a superintendente de Cultura e Comunicação, Ruth Reis.

A programação terá início às 10 horas, quando se apresentarão no palco SabadUfes os corais Altivoz (RJ), Cobra Coral (PR), Coro Juvenil da Universidade Estadual de Londrina, Associação Coral Fundação São Francisco Xavier (MG) e Madrigal Exsultante (MG). Paralelamente, em frente ao Cine Metrópolis, a criançada poderá se divertir com a intervenção artística “Brincantes do Bonecão” e com a oficina “Pintura Infantil”.

Às 10h30, no Cine Metrópolis, será exibido o filme infantil “Ponyo – Uma amizade que veio do mar”. A entrada será gratuita.

Shows

A partir das 12h30, as atrações do palco SabadUfes serão o ator e bailarino Markus Konká, com o recital poético “Meus Poetas...Minha Ilha”, o grupo Roda de Choro, Carlos Papel e Jeremy Naud, e as bandas Sob o Mesmo Sol, Adios Me Voy, Casatorna e Capim Guiné.

À tarde, a programação no Cine Metrópolis continua com sessões gratuitas de filmes. Já o Planetário de Vitória realizará, das 15 às 18 horas, as sessões O Pequeno Príncipe, O Universo na Mente das Crianças, O Teatro de Sombras de Monteiro Lobato e O Aniversário de Pingo, com duração de uma hora cada, além das oficinas O Cometa do Pequeno Príncipe e Constellarium de Monteiro Lobato.

Quem vier à Ufes também poderá apreciar um “Varau de Poemas” na passarela próxima ao prédio da reitoria, onde estarão expostos textos da literatura contemporânea .

O 14º Cantares – Encontro Nacional de Corais do Espírito Santo encerra o SabadUfes, às 19 horas, no Teatro Universitário. A próxima edição do evento está prevista para o dia 9 de novembro.