Prograd inicia segunda fase do Programa de Avaliação dos Cursos de Graduação

13/02/2014 - 17:00  •  Atualizado 18/02/2014 18:05

Por Thereza Marinho

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) iniciou a segunda fase do Programa de Avaliação dos Cursos de Graduação da Ufes, apresentado em dezembro durante o II Seminário de Avaliação dos Cursos Presenciais.

A segunda fase consiste em reuniões nos Centros de Ensino com o objetivo de debater o tema da avaliação e estabelecer diretrizes para implementação do Programa no âmbito dos Centros, com a participação da Reitoria, Prograd, Comissões Próprias de Avaliação (CPAs), dos diretores de Centro, coordenadores de cursos, Comissões Próprias de Avaliações de Cursos (CPACs), Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs), chefias de Departamentos e centros e/ou diretórios acadêmicos.

As reuniões tiveram início no dia 11 de fevereiro e vão até o dia 27, contemplando todos os Centros de Ensino.

“É importante que os servidores acompanhem as discussões em seu Centro e em sua instância de participação”, afirma a pró-reitora de Graduação, Maria Auxiliadora Corassa.

Melhoria

O Programa de Avaliação dos Cursos de Graduação Presenciais da Ufes prevê a avaliação de cada um dos 94 cursos presenciais da Universidade, visando à melhoria permanente da sua qualidade.

Para subsidiar o trabalho de avaliação a ser realizado pelas unidades responsáveis pelo ensino de graduação da Ufes, a Prograd reuniu uma série da dados estatísticos referentes ao período de 2008 a 2011 em Cadernos de Avaliação correspondente a cada curso. Nesses documentos constam dados como Indicadores de Desempenho, Reprovação por Disciplina, Desempenho dos Estudantes Optantes pelo Sistema de Reserva de Vagas e Acompanhamento de Egressos.

Os Cadernos de Avaliação foram entregues aos diretores de Centro, pró-reitores, coordenadores de curso, membros dos Núcleos Docentes Estruturantes e das Comissões Próprias de Avaliação de Curso, além de representantes do Diretório Central dos Estudantes. Além da entrega do material, também foi apresentado um cronograma de ações a serem desenvolvidas para promover melhorias nos cursos da Universidade.

“Esse programa é um processo sistematizado que vai envolver toda a comunidade universitária numa ampla discussão de avaliação dos nossos cursos. A partir disso vamos estabelecer as metas para a melhoria de cada curso. Em breve esses cadernos estarão disponíveis na página da Pró-Reitoria de Graduação, na internet, para consulta”, explicou Centoducatte.

Os Cadernos de Avaliação estão disponíveis no link http://graduacao.ufes.br/apresenta%C3%A7%C3%A3o

Confira em anexo a agenda de reuniões nos Centros de Ensino.