Prograd desenvolve ações para evitar retenção e evasão dos estudantes

28/09/2018 - 18:36  •  Atualizado 01/10/2018 18:16

A Pró-Reitoria de Graduação da Ufes (Prograd), por meio da política de Pró-Ensino, tem desenvolvido diversas ações visando contribuir para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes de graduação da Instituição. Uma dessas ações refere-se ao Acompanhamento do Desempenho Acadêmico (ADA), orientado pela Resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) nº 68/2017, desenvolvido por meio do Departamento de Apoio Acadêmico (DAA/Prograd) e dos Colegiados de Curso de Graduação. O principal objetivo dessa resolução é acompanhar o desempenho do estudante ao longo do curso de graduação, buscando evitar a retenção e a evasão nos cursos.

“O Acompanhamento do Desempenho Acadêmico tem impactado todos os campi da Ufes desde 2017, quando começou a ser realizado. Atualmente, o ADA acompanha 11.500 estudantes de graduação”, explica a professora Claudia Pedroza, diretora do Departamento de Apoio Acadêmico.

Duas ações compõem o ADA: o Plano de Acompanhamento de Estudos (PAE) e o Plano de Integralização Curricular (PIC). O PAE tem por objetivo prevenir o desligamento de estudantes, mediante a aplicação de estratégias e ações de ensino e aprendizagem. Já o PIC inclui também um planejamento, em conjunto com o Colegiado de Curso, de todas as disciplinas e atividades que serão cursadas pelo estudante para integralização do currículo.

“Anualmente, os Colegiados de Curso recebem uma relação onde constam os nomes dos estudantes que estão atrasados, que não concluíram disciplinas, que têm reprovação consecutiva, entre outras situações que prejudicam o desempenho acadêmico. Cada Colegiado, então, chama seus alunos para uma conversa e, ao conhecer os motivos desses problemas, propõe a participação do estudante em projetos que visam acompanhar e incentivar os estudos. Muitos alunos retornaram à Ufes, e isso foi muito positivo para eles e para a Instituição”, diz a professora.

Intervenções

Esses projetos de ensino, entre suas ações, intervêm diretamente no problema da retenção, desligamento e evasão nos cursos de graduação; desencadeiam um processo de inovação da prática pedagógica, propiciando uma reflexão crítica das questões de ensino-aprendizagem, indicando meios para sua reformulação e desenvolvimento; estabelecem projetos específicos de investigação e intervenção nos cursos com alta taxa de retenção e evasão; estimulam o intercâmbio de estudantes e professores dos diferentes cursos de graduação às práticas multidisciplinares no âmbito institucional; produzem material didático-pedagógico de apoio às disciplinas dos cursos com problemas de retenção, evasão e desligamentos; e desenvolvem recursos e metodologias para o ensino e para a aprendizagem.

Atualmente estão sendo desenvolvidos 32 projetos, nos quatro campi da Ufes. “Como exemplo, podemos citar projetos para disciplinas de Matemática Básica, para universalização da Língua Portuguesa, projetos de tutoria de estudantes ingressantes, de desenvolvimento de competências necessárias para elaboração dos Trabalhos Finais de Curso, de realização de oficinas para respeito à alteridade e à diversidade, entre outros”, destaca.

Os estudantes que precisam de acompanhamento acadêmico devem atender às convocações realizadas pelos colegiados de seus cursos, podem também procurar o DAA/Prograd ou as Secretarias Únicas de Graduação, nos campi de Alegre e São Mateus. Já no endereço eletrônico prograd.ufes.br/projetos-0  estão disponíveis as listas de todos os projetos que são desenvolvidos pelos Centros Acadêmicos da Ufes.

A Resolução do Cepe e a Instrução Normativa da Prograd que regulam o Acompanhamento do Desenvolvimento Acadêmico estão disponíveis no site http://prograd.ufes.br/acompanhamento-academico-e-desligamento .

Texto: Letícia Nassar