Progepaes disponibiliza formulários para cadastro no Programa Bolsa Permanência

11/09/2013 - 08:34  •  Atualizado 12/09/2013 18:30

Por Thereza Marinho

Os formulários e declarações para cadastro no Programa Bolsa Permanência já estão disponíveis no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Assistência Estudantil (Progepaes). Os interessados podem conferir as informações no endereço eletrônico www.progepaes.ufes.br, clicando no link Assistência Estudantil e, depois, em Programa Bolsa Permanência.

O Programa de Bolsa Permanência (PBP) é uma ação do Governo Federal de concessão de auxílio financeiro a estudantes matriculados em Instituições Federais de Ensino Superior, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, e para estudantes indígenas e quilombolas. O recurso é pago diretamente ao estudante de graduação por meio de um cartão de benefício.

Podem participar os alunos matriculados em cursos de graduação cuja carga horária diária seja igual ou superior a cinco horas. Os cursos que atendem a esse critério foram identificados a partir dos dados fornecidos pelo Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec) do Ministério da Educação (MEC). São eles: Enfermagem e Obstetrícia; Fisioterapia; Medicina; Fonoaudiologia; e Terapia Ocupacional.

Caso o curso do estudante atenda ao critério de cinco horas diárias e não conste na descrição acima, o estudante deverá solicitar ao coordenador do colegiado do seu curso para verificar a carga horária e atualizar os dados junto à Pró-Reitoria de Graduação, para que esta atualize os dados no Simec.

Os estudantes indígenas e quilombolas não necessitam atender ao critério da carga horária, mas precisam apresentar a documentação mínima comprobatória de sua condição.