Professores e estudantes conhecem vida e obra de Václav Havel

06/06/2013 - 16:45  •  Atualizado 06/06/2013 16:47

Por Thereza Marinho, com imagens de Fernanda Bayer

O Cine Metrópolis sediou nesta quinta-feira, 6, um seminário sobre o ex-presidente da República Tcheca, Václav Havel. Durante o evento, professores e estudantes da Ufes puderam conhecer a trajetória de Havel que, além de político, era dramaturgo, poeta, escritor e grande defensor dos Direitos Humanos, destacando-se como firme defensor da resistência não-violenta e tornando-se um ícone da Revolução de Veludo em seu país, em 1989.

O seminário contou com a presença do reitor Reinaldo Centoducatte, do cônsul geral da República Tcheca no Brasil, Pavel Prochaska, o cônsul honorário da República Tcheca no Espírito Santo, Odilon Borges Junior, da escritora Eva Batlicková, do professor da Ufes Paulo Ventl e do presidente do Bandes, João Guerino Balestrassi.

“Por meio da realização de eventos desta natureza, cumprimos a missão de promover um intercâmbio com outros países, o que nos permite conhecer a cultura e entender a história e a realidade de outros povos”, afirmou o reitor.

Exposição

O seminário antecedeu a abertura da exposição “Václav Havel e seu País”, que será aberta nesta quinta, às 19 horas, na Galeria de Arte Espaço Universitário (GAEU). A mostra conta com poesias, fotografias, instalações interativas e filmes que remontam a trajetória de vida de Václav Havel.

A mostra estará aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Visitas guiadas podem ser agendadas pelo telefone (27) 3335-7853.