Professores do CEFD participam de encontro formativo sobre práticas pedagógicas

Professores do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) participam nesta terça-feira, 14, de um Encontro Formativo realizado pela Pró-Reitora de Graduação (Prograd). O evento vai até às 17 horas e é realizado no auditório do CEFD, campus de Goiabeiras. O tema central, Magistério na Educação Superior – dilemas e perspectivas, será abordado durante o dia pelas professoras Geovana Melo, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e Sandra Kretly, da Ufes.

Os encontros formativos são dirigidos a professores efetivos e substitutos dos cursos de graduação da Ufes e têm o objetivo de proporcionar aos professores uma formação voltada para a prática pedagógica, considerando as diferenças do processo de ensino-aprendizagem nas diversas áreas do saber.

Este ano, já participaram dos encontros professores dos campi de Alegre e São Mateus, além de docentes do campus de Goiabeiras que atuam nos centros de Ciências Exatas, Ciências Jurídicas e Econômicas, e Educação. Na quinta-feira, 16, será a vez dos professores do Centro de Ciências da Saúde (campus de Maruípe).

“Queremos iniciar uma cultura de formação para além do mestrado e doutorado. Temos muitos desafios e, com a formação continuada, pretendemos oferecer orientações focadas para as questões de cada área”, afirma a pró-reitora de Graduação, Zenólia Figueiredo.  Ela afirmou que, para o ano de 2019, a previsão é que sejam realizados 22 encontros.

Para junho estão agendados encontros para os docentes dos centros de Artes, Tecnológico, e de Ciências Humanas e Naturais.

Os interessados podem se inscrever pela internet, na página da Prograd (www.prograd.ufes.br), conforme a localidade de sua lotação. A diretora do DDP, Kalline Aroeira, afirma que essa iniciativa visa fortalecer os processos de desenvolvimento profissional de professores da Uiversidade.

Temas

Os temas abordados neste semestre abrangem discussões sobre a docência no ensino superior, promovendo reflexões didático-pedagógicas e estimulando a construção de práticas de ensino inovadoras. Organizado em parceria com o Núcleo de Apoio ao Docente (NAD) e com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), os encontros também abrangerão assuntos específicos, voltados às necessidades de cada centro de ensino.

Mais informações sobre a programação de cada encontro formativo podem ser obtidas na página da Prograd, pelo e-mail ddp.prograd [at] institucional.ufes.br e pelos telefones 4009-2414 e 4009-7831.

 

Texto e foto: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.