Professores do CCE participam de encontro formativo organizado pela Prograd

28/03/2019 - 18:40  •  Atualizado 29/03/2019 17:55

O ciclo de encontros formativos organizado pela Pró-Reitora de Graduação (Prograd) iniciou nesta quinta-feira, 28, suas atividades em Vitória. Voltado para a educação continuada de professores, o encontro foi realizado no campus de Goiabeiras com os docentes do Centro de Ciências Exatas (CCE).

O evento contou com as palestrantes Maria Isabel de Almeida, professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), além de Raquel Baroni de Carvalho, professora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Ufes. Elas abordaram questões relacionadas à docência universitária e a práticas inovadoras de ensino. O encontro foi realizado anteriormente nos dias 20 de março, no campus de Alegre, e 26 de março, no campus de São Mateus.

Para a diretora do Departamento Desenvolvimento Pedagógico da Prograd, Kalline Aroeira, um dos destaques apresentado nas palestras foi a proposta de desenvolvimento de metodologias de ensino ativas, na qual o professor deixa de ser o centro da aula. “Nessa abordagem, a aquisição do conhecimento é construída com a participação do estudante, de forma interativa. O professor assume o papel de mediador, atribuindo significado ao saber trazido pelo estudante”, explicou.

O chefe do Departamento de Matemática, Fábio de Castro, enfatizou a importância desses encontros para a atualização das técnicas de ensino: “Não há dúvida da qualificação dos nossos professores quanto ao conhecimento dos assuntos ensinados. Mas, boa parte deles, principalmente no Centro de Ciências Exatas, tem formação de pesquisador em ciências puras. Quanto à didática, os docentes acabam reproduzindo as melhores experiências de ensino que eles mesmos receberam”.

Os participantes do evento também sugeriram questões para os próximos encontros, como a do processo avaliativo: “A atividade avaliativa deve ser vista como parte do processo de aprendizagem”, afirma o professor do Departamento de Física Anderson Mesquita. Para ele, é necessário que haja unificação dos processos de avaliação, além de feedback dos estudantes, quanto à eficiência desses procedimentos.

Ainda no primeiro semestre, os encontros formativos estão agendados no calendário acadêmico da seguinte forma: para o mês de abril, a capacitação será realizada para professores dos centros de Educação (CE) e de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE). Em maio, serão contemplados os docentes dos centros de Educação Física e Desportos (CEFD),  Tecnológico (CT) e de Ciências da Saúde (CCS). Já em junho, será a vez dos centros de Artes (CAr) e de Ciências Humanas e Naturais (CCHN). O ciclo formativo dos docentes será reiniciado no segundo semestre de 2019.

Texto: Nábila Corrêa
Foto: Prograd